NUMERICAL RACE: AN ALTERNATIVE PROPOSAL IN THE EDUCATIONAL PROCESS.
Keywords:
Math, Didatic Games, Workshop, OperationsAbstract
The use of diversified teaching materials contributes to the teaching-learning process by moving away from traditional pedagogical concepts and exploring different ways of acquiring knowledge. This article reports the implementation of a workshop that encourages playful teaching through a board game. Conducted in four classes of the first year of high school integrated to a technical education at a public school in the city of Vitória, in the state of Espírito Santo, the workshop aimed to review the resolution of numerical expressions and promote teamwork. Through the application, it was observed that the method yielded good results, contributing to student learning.
Downloads
References
BARBOSA, S. L. P. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. 2008. Universidade Estadual de Londrina. Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2023.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
RIBEIRO, F. D. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Curitiba: IBPEX, 2008.
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luiza Chiabai dos Santos, Ana Clara da Rocha Rebonato, Nathalia da Costa Dias, Julia Schaetzle Wrobel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.