O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E O PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Observação, Ensino remoto, Jogo, Ensino de MatemáticaRésumé
Este relato de experiência é resultado das experiências oriundas do Componente Curricular Laboratório do Ensino de Matemática I, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim, BA, no ano de 2021. A atividade proposta foi a realização de observação em turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental que, em decorrência da pandemia, ocorreu de forma remota. Os objetivos dessa atividade foi observar a interação entre professor e aluno, suas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e a metodologia vivenciada no contexto virtual, além de permitir uma familiarização com o espaço escolar e uma ambientação com a profissão docente, mesmo que em um cenário atípico de virtualidade. Após a observação foi desenvolvido um plano de aula e sugerido um jogo envolvendo os conceitos de multiplicação, como proposta de intervenção. Os objetivos mais importantes foram alcançados e essa experiência influenciou a nossa formação e a constituição de nossa identidade docente.
Téléchargements
Références
observação para a formação de docentes. In: II Seminário Estadual PIBID do Paraná. Foz do Iguaçu: UNIOESTE; UNILA. 23 e 24, Outubro, 2014. ISSN: 2316-8285. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/3248/PIBID1%2c2385-2389.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 23 ago. 2023.
Balões SpuQ. Tabuadademultiplicar.com.br. Disponível em: https://www.tabuadademultiplicar.com.br/baloes-spuq.html. Acesso em: 18 ago. 2023.
BORGES, Juliana Rosa Alves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BORGES, Tatiane Daby de Fátima Faria. A matemática no ensino médio: planejamento e a organização da prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 49, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2635. Acesso: 25 ago. 2023.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho; SILVA, Américo Junior Nunes da. O estágio e a formação do professor de matemática. In: Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB. Ano 5, N° 17, Maio – Setembro, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348351760_O_ESTAGIO_E_A_FORMACAO_DO_PROFESSOR_DE_MATEMATICA. Acesso: 23 ago. 2023.
NODARI, Janice Inês; ALMEIDA, Mariza Riva de. Refletindo sobre a agência docente através da observação de aulas. In: Dossiê Especial Fogaça, F.C & Nodari, J.I. (ORGS.) Edição Comemorativa 15 Anos do Celin. REVISTAX, VOLUME 2, 2012. ISSN: 1980-0614. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273170386_REFLETINDO_SOBRE_A_AGENCIA_DOCENTE_ATRAVES_DA_OBSERVACAO_DE_AULAS. Acesso: 23 ago. 2023.
SANTOS, Vinício de Macedo; O desafio de tornar-se professor de matemática. In: Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada – Faculdade de Educação – USP05508-900. São Paulo, São Paulo, Brasil. NUANCES: estudos sobre educação – ano VIII, N° 08 – Setembro de 2002. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/200/267. Acesso: 23 ago. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; CRUZ, Idelma Souza da. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. In: Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil. 2020. ISSN 2526-6136. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1672/2590. Acesso: 23 ago. 2023.
SOUZA, Paloma Sabrina Santos de; SOUZA, Kennedy Vinícius de Lima; SILVA, Raiane Almeida da; SILVA, Américo Junior Nunes da. Reflexões acerca da vivência do jogo “batalha naval no plano cartesiano” em uma turma de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica de Formação de Professores - ÁGOR@, 2021. ISSN - 2447-8377. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1103/942. Acesso: 23 ago. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sealtiel da Silva Muricy, Veridiane Neri dos Santos, Ana Paula Santos de Araújo, Américo Junior Nunes da Silva 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.