THE MATHEMATICS TEACHING LABORATORY AND THE PANDEMIC PERIOD: REFLECTIONS ON AN EXPERIENCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION
Keywords:
Observation, Remote teaching, Game, Mathematics TeachingAbstract
This experience report is the result of experiences arising from the curricular component Laboratory of Mathematics Teaching I, of the Teacher Training axis for Mathematics Teaching, offered by the degree course in Mathematics at the State University of Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim, Bahia , in the year 2021. The proposed activity was to carry out observation in a group of the final years of Elementary School which, as a result of the pandemic, took place remotely. The objectives of this activity were to observe the interaction between teacher and student, their difficulties in the teaching-learning process, and the methodology experienced in the virtual context, in addition to allowing us to become familiar with the school space and adapt to our future profession, even if in an atypical scenario of virtuality. After the observation, a lesson plan was developed and a game involving the concepts of multiplication was suggested, as an intervention proposal. The most important objectives were achieved and this experience influenced our training and the constitution of our teaching identity.
Downloads
References
observação para a formação de docentes. In: II Seminário Estadual PIBID do Paraná. Foz do Iguaçu: UNIOESTE; UNILA. 23 e 24, Outubro, 2014. ISSN: 2316-8285. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/3248/PIBID1%2c2385-2389.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 23 ago. 2023.
Balões SpuQ. Tabuadademultiplicar.com.br. Disponível em: https://www.tabuadademultiplicar.com.br/baloes-spuq.html. Acesso em: 18 ago. 2023.
BORGES, Juliana Rosa Alves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BORGES, Tatiane Daby de Fátima Faria. A matemática no ensino médio: planejamento e a organização da prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 49, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2635. Acesso: 25 ago. 2023.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho; SILVA, Américo Junior Nunes da. O estágio e a formação do professor de matemática. In: Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB. Ano 5, N° 17, Maio – Setembro, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348351760_O_ESTAGIO_E_A_FORMACAO_DO_PROFESSOR_DE_MATEMATICA. Acesso: 23 ago. 2023.
NODARI, Janice Inês; ALMEIDA, Mariza Riva de. Refletindo sobre a agência docente através da observação de aulas. In: Dossiê Especial Fogaça, F.C & Nodari, J.I. (ORGS.) Edição Comemorativa 15 Anos do Celin. REVISTAX, VOLUME 2, 2012. ISSN: 1980-0614. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273170386_REFLETINDO_SOBRE_A_AGENCIA_DOCENTE_ATRAVES_DA_OBSERVACAO_DE_AULAS. Acesso: 23 ago. 2023.
SANTOS, Vinício de Macedo; O desafio de tornar-se professor de matemática. In: Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada – Faculdade de Educação – USP05508-900. São Paulo, São Paulo, Brasil. NUANCES: estudos sobre educação – ano VIII, N° 08 – Setembro de 2002. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/200/267. Acesso: 23 ago. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; CRUZ, Idelma Souza da. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. In: Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil. 2020. ISSN 2526-6136. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1672/2590. Acesso: 23 ago. 2023.
SOUZA, Paloma Sabrina Santos de; SOUZA, Kennedy Vinícius de Lima; SILVA, Raiane Almeida da; SILVA, Américo Junior Nunes da. Reflexões acerca da vivência do jogo “batalha naval no plano cartesiano” em uma turma de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica de Formação de Professores - ÁGOR@, 2021. ISSN - 2447-8377. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1103/942. Acesso: 23 ago. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sealtiel da Silva Muricy, Veridiane Neri dos Santos, Ana Paula Santos de Araújo, Américo Junior Nunes da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.