LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA
Mots-clés :
Ludicidade, Educação Matemática, Escrita de SiRésumé
O objetivo deste texto (auto)biográfico consiste em evidenciar experiências (auto)formativas como professora que ensina Matemática a domicílio, por meio de trabalho autônomo com reforço escolar em Manaus (AM). Ao adotar as narrativas (auto)biográficas e a escrita de si como norte metodológico, busco desvelar saberes, necessidades formativas e os principais desafios vinculados a prática pedagógica de Matemática adotando a ludicidade enquanto ciência com alunos de reforço dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na condição de professora recém-formada, as tecituras narradas evidenciam que a adoção de práticas lúdicas permite a ressignificação da imagem da disciplina de Matemática, superando visões estigmatizadas oriundas de uma educação escolar tradicional, tanto por parte do aluno, quanto também do/a professor/a.
Téléchargements
Références
MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação. Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009
NEGRÃO, Felipe da Costa. Ressignificando o ensino de Matemática: uma experiência com professores em formação. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.
PAIXÃO, Cristhian Corrêa da.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A formação e o conhecimento nas abordagens (auto)biográficas: elementos norteadores de uma narrativa autobiográfica de formação. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver (Org.). Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. p. 267-275.
PASSEGGI, Maria da Conceição.; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.
PRADO, Guilherme do Val Toledo.; FRAUENDORF, Renata Barroso Siqueira.; CHAUTZ, Grace Carolina Chaves Buldrin. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 532-547, maio/ago. 2018.
SILVA, Camila Ferreira da.; ARAGÃO, Roberth Cavalcante.; SILVA, Caroline Oliveira da.; SANTOS, Miriane Feitoza dos. Governança educacional em um dos epicentros da pandemia. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 126-143, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Caroline Oliveira da Silva, Felipe da Costa Negrão 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.