A NARRATIVA DA HISTÓRIA DA ESCRITA COM O USO DO CORDEL: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO DELEITE DA ARTE-LINGUAGEM-POESIA-PAPEL
Mots-clés :
Educação Matemática. Ludicidade. Literatura de Cordel. História da Escrita.Résumé
Permear a História da Matemática através de uma arte potencialmente lúdica e filosófica, é o ponto chave desse mergulho que traz como principal norte, compreender a narrativa da história da escrita com a Literatura de Cordel. O objetivo estabelecido nessa pesquisa é conhecer a evolução da escrita desde tempos remotos até o século XVIII, numa perspectiva que retrate e contemple novas formas de ensino e aprendizagem da Matemática. Como recorte metodológico, foi utilizado os textos de Dirk Struik The Historiography of Mathematics from Proklos to Cantor e de Kurt L’Historiographie Mathématique avant Montucla, além de outras fontes que discutem à temática, e seu enquadramento tem natureza teórica-empírica, técnica documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O referencial teórico está intimamente conectado com a discussão dos dados, onde foi criado estrofes em sete linhas (setilha), que retratam a historiografia da Matemática. Os resultados alcançados permitem afirmar que o estado de arte contribui significativamente para o ensino, aprendizagem, arte, filosofia, criatividade, inovação, cultura, uma gama de informações do campo matemático e uma abertura para novos aprofundamentos.
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