A NARRATIVA DA HISTÓRIA DA ESCRITA COM O USO DO CORDEL: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO DELEITE DA ARTE-LINGUAGEM-POESIA-PAPEL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática. Ludicidade. Literatura de Cordel. História da Escrita.

Resumen

Permear a História da Matemática através de uma arte potencialmente lúdica e filosófica, é o ponto chave desse mergulho que traz como principal norte, compreender a narrativa da história da escrita com a Literatura de Cordel. O objetivo estabelecido nessa pesquisa é conhecer a evolução da escrita desde tempos remotos até o século XVIII, numa perspectiva que retrate e contemple novas formas de ensino e aprendizagem da Matemática. Como recorte metodológico, foi utilizado os textos de Dirk Struik The Historiography of Mathematics from Proklos to Cantor e de Kurt L’Historiographie Mathématique avant Montucla, além de outras fontes que discutem à temática, e seu enquadramento tem natureza teórica-empírica, técnica documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O referencial teórico está intimamente conectado com a discussão dos dados, onde foi criado estrofes em sete linhas (setilha), que retratam a historiografia da Matemática. Os resultados alcançados permitem afirmar que o estado de arte contribui significativamente para o ensino, aprendizagem, arte, filosofia, criatividade, inovação, cultura, uma gama de informações do campo matemático e uma abertura para novos aprofundamentos.

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Biografía del autor/a

Romário Gonçalves Lima, UNEB

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DEDC VII - Senhor do Bonfim. Atualmente é estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Matemática pela (UNEB), mesmo Campus e Cordelista. Me deleito na arte da escrita como recorte didático-metodológico-científico do ensino-aprendizagem, especificamente a Literatura de Cordel, conhecida como Poesia Popular. Um professor em formação, um poeta em construção e uma arte como sustentação. Mergulhando em uma peculiar didática para o ensino da matemática. "o que seria da educação? se não sonhada e planejada? é como navegar no tudo, para encontrar o nada, é como rir, sem entender a piada, é como caminhar, sem sentir a estrada, é como não ver a lua, em plena madrugada, é como um peixei fora d'gua, ele não nada, NADA..."

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Publicado

2021-08-29

Cómo citar

Lima, R. G. (2021). A NARRATIVA DA HISTÓRIA DA ESCRITA COM O USO DO CORDEL: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO DELEITE DA ARTE-LINGUAGEM-POESIA-PAPEL. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202129. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12282