O JOGO DE RPG COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mots-clés :
Educação Financeira, RPG, Educação BásicaRésumé
O objetivo deste trabalho é propor uma atividade utilizando o Rolling Play Game (RPG) para trabalhar a Educação Financeira com estudantes da Educação Básica. A proposta tem por base algumas das competências apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como, por exemplo, a valorização da diversidade de saberes e vivências culturais, além da responsabilidade e autonomia. O cenário atual foi o propulsor para a escolha do tema, uma vez que grande parte da população do nosso país encontra-se com dificuldades financeiras por conta da pandemia de COVID-19. O RPG é um jogo em que o narrador cria uma narrativa com situações problemas para que o jogador, ao longo da história, possa desenvolver com autonomia o seu pensamento lógico e crítico conforme vão surgindo os desafios propostos.
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Références
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XIMENES, L. M. S.; AMARAL, R. R.; BRANDÃO, M. M. R. T. Clube do RPG – o lúdico na formação de valores. In: Anais do I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
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