THE USE OF THE GAME RPG AS A PEDAGOGICAL STRATEGY TO TEACH OF FINANCIAL EDUCATION IN THE BASIC TEACHING
Keywords:
Financial Education, RPG, Basic EducationAbstract
The objective of this work is to purpose an activity using the Rolling Play Game (RPG) to work on Financial Education with the students of Basic Education. The proposal was based on some of the skills present in the Base Nacional Comum Currícular (BNCC) like, for example, the valorization of diversity of knowledge and cultural experience, in addition to responsibility and autonomy. The current scenery has been the propellant that led to the choice of the thematic because many people in Brazil are having financial difficulties with that COVID-19 pandemic. RPG is a game that the narrator creates a narrative with problem situations so the player, throughout history, can develop with autonomy your logical thinking and critique according to the proposed challenges.
Downloads
References
BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.
MACEDO, L. de. Aprender com jogos e situações - problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. Recomendation on Principles and Good Pratices for Financial Education and Awareness. Recomendation of the Council. OCDE. Paris, 2004.
XIMENES, L. M. S.; AMARAL, R. R.; BRANDÃO, M. M. R. T. Clube do RPG – o lúdico na formação de valores. In: Anais do I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.