EXPLORANDO CONCEITOS DA TEORIA DE CONJUNTOS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA LÚDICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Lúdico, Teoria de Conjuntos

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência de uma atividade didática lúdica realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi explorar os conceitos relacionados a Teoria de Conjuntos por meio de três atividades integradas priorizando o contexto dos estudantes, o uso de jogos e a resolução de problemas contextualizados. O caráter lúdico da proposta, o espaço de questionamentos e diálogo, o protagonismo dos estudantes e a aproximação entre a teoria e a prática contribuíram para a construção de conhecimentos acerca da temática abordada na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CLAUDINO, D. D; FONSECA, S. S. Dificuldades do professor de Matemática na utilização de Atividades Lúdicas no 6º ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), VI, 2019, Fortaleza-CE. Anais do VI Congresso Nacional de Educação.

DINIZ, M. I. S. V. Resolução de Problemas em Matemática Elementar. In: Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v.13, n 22, 1988.

LAPA, L. D. P. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiência numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

STAREPRAVO, A.R. Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Pereira, W. D., da Costa, L. de P. C., & Machado, C. C. (2021). EXPLORANDO CONCEITOS DA TEORIA DE CONJUNTOS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA LÚDICA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202114. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12052