EXPLORANDO CONCEITOS DA TEORIA DE CONJUNTOS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA LÚDICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Lúdico, Teoria de ConjuntosResumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência de uma atividade didática lúdica realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi explorar os conceitos relacionados a Teoria de Conjuntos por meio de três atividades integradas priorizando o contexto dos estudantes, o uso de jogos e a resolução de problemas contextualizados. O caráter lúdico da proposta, o espaço de questionamentos e diálogo, o protagonismo dos estudantes e a aproximação entre a teoria e a prática contribuíram para a construção de conhecimentos acerca da temática abordada na atividade.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CLAUDINO, D. D; FONSECA, S. S. Dificuldades do professor de Matemática na utilização de Atividades Lúdicas no 6º ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), VI, 2019, Fortaleza-CE. Anais do VI Congresso Nacional de Educação.
DINIZ, M. I. S. V. Resolução de Problemas em Matemática Elementar. In: Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v.13, n 22, 1988.
LAPA, L. D. P. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiência numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília. Brasília, 2017.
STAREPRAVO, A.R. Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.