EXPLORING CONCEPTS OF THE SET THEORY THROUGH OF A LUDIC DIDACTIC ACTIVITY
Keywords:
Mathematical Education, Ludic, Set TheoryAbstract
The present article is about an experience report of a ludic didactic activity that has realized in a 1º year of HighSchool of the public school located in the country of the Rio Grande do Sul. The aim has been to explore the concepts related to Set Theory through three integrated activities prioritizing the context of students, the use of games and contextualized problems resolution. The ludic character of the proposal, the questioning spaces and dialogue, the protagonism of the students and the approximation between the Set Theory and the practice collaborated to the construction of knowledge of the thematic addressed in the activity.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CLAUDINO, D. D; FONSECA, S. S. Dificuldades do professor de Matemática na utilização de Atividades Lúdicas no 6º ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), VI, 2019, Fortaleza-CE. Anais do VI Congresso Nacional de Educação.
DINIZ, M. I. S. V. Resolução de Problemas em Matemática Elementar. In: Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v.13, n 22, 1988.
LAPA, L. D. P. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiência numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília. Brasília, 2017.
STAREPRAVO, A.R. Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.