SÓ UM MINUTINHO, ARTICULANDO LITERATURA COM MEDIDAS DE TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mots-clés :
Educação Infantil. Literatura. Matemática. Medidas de tempoRésumé
O artigo traz aos professores de Educação Infantil, propostas que utilizam o uso da história “Só um minutinho” de Yuyi Morales, traduzida por Ana Maria Machado, como recurso metodológico para o ensino de matemática com conteúdos de medidas de tempo. A Literatura tem sido objeto de pesquisas para o ensino de matemática há vários anos, porém são poucas as sugestões para ensinar tal conteúdo, principalmente na Educação Infantil, uma fase em que a criança se mostra tão curiosa e disposta à aprender. A partir de uma leitura em sala de aula e por meio de questionamentos, surge a necessidade de propor conteúdos matemáticos de medidas de tempo com o objetivo de melhor compreender a rotina de uma instituição de ensino, no interior de Mato Grosso do Sul e a ligação do tempo com a organização das atividades internas.
Téléchargements
Références
______. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, LDB 9394/96, 1996.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
FONSECA, E. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Ed. Blucher, 2012.
JUSBRASIL. Artigo 29 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691589/artigo-29-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996
MORALES, Y. Só um minutinho. Ed. FTD, 1ª edição, 2006.
WIKIPEDIA. Pinhata. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinhata
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.