SÓLO UN MINUTO, ARTICULANDO LITERATURA CON MEDIDAS DE TIEMPO EN EDUCACIÓN INFANTIL
Palabras clave:
Educación Infantil. Literatura. Matemáticas. Medidas de tiempoResumen
rganización de actividades internas.El artículo trae a los docentes de Educación Infantil, propuestas que utilizan el cuento “Un minuto” de Yuyi Morales, traducido por Ana María Machado, como recurso metodológico para la enseñanza de las matemáticas con contenidos de medidas de tiempo. La literatura ha sido objeto de investigación para la enseñanza de las matemáticas desde hace varios años, pero hay pocas sugerencias para enseñar este tipo de contenidos, especialmente en Educación Infantil, fase en la que el niño es tan curioso y dispuesto a aprender. A partir de una lectura en el aula y a través de preguntas, surge la necesidad de proponer contenidos matemáticos de medidas de tiempo con el fin de comprender mejor la rutina de una institución educativa, en el interior de Mato Grosso do Sul y la conexión del tiempo con la o .Descargas
Citas
______. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, LDB 9394/96, 1996.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
FONSECA, E. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Ed. Blucher, 2012.
JUSBRASIL. Artigo 29 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691589/artigo-29-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996
MORALES, Y. Só um minutinho. Ed. FTD, 1ª edição, 2006.
WIKIPEDIA. Pinhata. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinhata
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.