Matemática e alunos com Síndrome de Down: proposta pedagógica que potencializa o ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
Palabras clave:
Ensino-Aprendizagem., Inclusão. Matemática., Multiplicação., Síndrome de DownResumen
O presente artigo versa sobre o ensino da Matemática para Alunos com Síndrome de Down. O objetivo é apresentar uma proposta pedagógica que auxilie o professor de Matemática a ministrar aulas inclusivas, buscando proporcionar ao estudante com Síndrome de Down um desenvolvimento mais produtivo na aprendizagem da multiplicação no conjunto dos números naturais, tendo como público alvo turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais que tenha aluno com a síndrome supracitada. A abordagem utilizada foi qualitativa. Primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental sobre a inclusão no âmbito educacional, uma análise dos aspectos relacionados ao processo de aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down e as dificuldades que o professor de Matemática pode encontrar na inclusão desses estudantes no ensino regular. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de atividade utilizando materiais multissensoriais. Conclui-se que muitos avanços já foram alcançados, porém ainda existe um longo caminho a percorrer no que tange a educação inclusiva.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Elane Pereira de. A educação inclusiva: possibilidades para sua construção na escola. Monografia, João Pessoa: UFPB, 2014. 51f.
BISSOTO, Maria Luísa. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 80-88. ISSN 1806-5821.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.
BRASIL, LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 40 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down – 2. ed– Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 52 p.
CATAFESTA, Jéssica Aparecida Jung. Educação Escolar da Criança com Síndrome de Down. 2013. 52 f. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20815/2/MD_EDUMTE_2014_2_44.pdf>. Acesso em 12 de mar. 2022:
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2022.
DESIDERIO, Evelin Aparecida Gomes; MARCONDES, Fabiane Guimarães Vieira. O Aluno com Síndrome de Down e a Matemática: Investigando Conceito de Área com as Barras de Cuisenaire. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, p. 1- 8, 2016. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/4044236/mod_resource/content/1/estagio_7070_3619_ ID.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2022.
FONSECA, Jaqueline Soares; OLIVEIRA, Sérgio de Freitas. O processo ensinoaprendizagem do aluno com síndrome de Down na rede regular de ensino. Pedagogia em Ação, v. 1, n. 1, p. 1-141, jan. /jun. 2009 - Semestral. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2022.
SANTOS, Teresinha Maria dos. O aluno com síndrome de Down nas aulas de matemática: desafios e perspectivas. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. Disponível em: <http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8307>. Acesso em: 17 nov. 2021.
YOKOYAMA, Leo Akio. Matemática e Síndrome de Down. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2014.
YOKOYAMA, Leo Akio. Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Síndrome de Down. 230 f. 2012. Tese (Doutorado - Área de concentração; Educação Matemática Inclusiva) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo. Disponível em:<https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/3484> Acesso em: 12 nov. 2021.
SOUZA, Aline de Jesus; PASSOS, Carla Michele Batista; LISBOA, Geise dos Santos; SOUSA, Luciene Santos de; CARNEIRO, Telmária Cana Brasil. A Inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e os desafios do docente em lidar com isso. Cairu em Revista. Out/Nov 2011, Ano 1, n° 0, p. 99- 110, ISSN 22377719. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/INCLUSAO_CRIANCAS_PORT_NEC_ESPECIAIS.pdf>. Acesso em: 25 de fev. 2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Andressa Nascimento da Silva, Genilda Souza de Cerqueira Dias, Erivelton Nonato de Santana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.