Mathematics and students with Down Syndrome: pedagogical proposal that enhances the teaching-learning of multiplication with natural numbers
Keywords:
Ensino-Aprendizagem., Inclusão. Matemática., Multiplicação., Síndrome de DownAbstract
This article is about teaching Mathematics to Students with Down Syndrome. The objective is to present a pedagogical proposal that helps Mathematics teachers to teach inclusive classes, seeking to provide students with Down Syndrome with a more productive development in learning multiplication in the set of natural numbers, targeting Elementary School classes in the Early Years who has a student with the aforementioned syndrome. The approach used was qualitative. Firstly, a bibliographical and documentary review was carried out on inclusion in the educational context, an analysis of aspects related to the learning process of students with Down Syndrome and the difficulties that Mathematics teachers may encounter in the inclusion of these students in regular education. Subsequently, the activity proposal was developed using multisensory materials. It is concluded that many advances have already been achieved, but there is still a long way to go in terms of inclusive education.
Downloads
References
ALMEIDA, Elane Pereira de. A educação inclusiva: possibilidades para sua construção na escola. Monografia, João Pessoa: UFPB, 2014. 51f.
BISSOTO, Maria Luísa. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 80-88. ISSN 1806-5821.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.
BRASIL, LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 40 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down – 2. ed– Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 52 p.
CATAFESTA, Jéssica Aparecida Jung. Educação Escolar da Criança com Síndrome de Down. 2013. 52 f. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20815/2/MD_EDUMTE_2014_2_44.pdf>. Acesso em 12 de mar. 2022:
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2022.
DESIDERIO, Evelin Aparecida Gomes; MARCONDES, Fabiane Guimarães Vieira. O Aluno com Síndrome de Down e a Matemática: Investigando Conceito de Área com as Barras de Cuisenaire. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, p. 1- 8, 2016. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/4044236/mod_resource/content/1/estagio_7070_3619_ ID.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2022.
FONSECA, Jaqueline Soares; OLIVEIRA, Sérgio de Freitas. O processo ensinoaprendizagem do aluno com síndrome de Down na rede regular de ensino. Pedagogia em Ação, v. 1, n. 1, p. 1-141, jan. /jun. 2009 - Semestral. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2022.
SANTOS, Teresinha Maria dos. O aluno com síndrome de Down nas aulas de matemática: desafios e perspectivas. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. Disponível em: <http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8307>. Acesso em: 17 nov. 2021.
YOKOYAMA, Leo Akio. Matemática e Síndrome de Down. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2014.
YOKOYAMA, Leo Akio. Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Síndrome de Down. 230 f. 2012. Tese (Doutorado - Área de concentração; Educação Matemática Inclusiva) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo. Disponível em:<https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/3484> Acesso em: 12 nov. 2021.
SOUZA, Aline de Jesus; PASSOS, Carla Michele Batista; LISBOA, Geise dos Santos; SOUSA, Luciene Santos de; CARNEIRO, Telmária Cana Brasil. A Inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e os desafios do docente em lidar com isso. Cairu em Revista. Out/Nov 2011, Ano 1, n° 0, p. 99- 110, ISSN 22377719. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/INCLUSAO_CRIANCAS_PORT_NEC_ESPECIAIS.pdf>. Acesso em: 25 de fev. 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Andressa Nascimento da Silva, Genilda Souza de Cerqueira Dias, Erivelton Nonato de Santana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.