TEM GEOMETRIA? TEM SIM SENHOR! ENTRE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Educação Infantil, Professor, Práticas PedagógicasResumen
Apresenta-se um recorte de uma dissertação de mestrado profissional, o qual tem por objetivo compartilhar experiências pedagógicas sobre a construção do pensamento geométrico na educação infantil. Configura-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizou-se como aporte teórico, as ideias de Lorenzato (2018), e Imbernón (2009; 2011), entre outros que discutem a importância das aprendizagens geométricas das crianças. A metodologia está alinhada as propostas de práticas criativas por meio de diversos recursos, como: literaturas, músicas e brincadeiras infantis com o foco no desenvolvimento de pensamento geométrico da criança. Nesse movimento os resultados evidenciam que as primeiras aprendizagens dos conceitos geométricos nos espaços de educação infantil emergem para além das formas e figuras geométricas por meio da exploração dos espaços, deslocamento, movimentação, a relação de posição de um objeto ao outro tendo um ponto de referência, considerando as vivências das crianças. Por fim, as considerações finais compreendem a importância da construção do pensamento geométrico tendo os eixos interações e brincadeiras proporcionando um conhecimento a partir do lúdico respeitando o tempo de infância.
Descargas
Citas
AHLBERG, Janet e Allan; O carteiro chegou, tradução de Eduardo Brandão. – São Paulo: Campanha das letrinhas,2007.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (2017). Ministério da Educação e Cultura. Brasília: DF:MEC, 2017
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, Sinara Almeida da, MELLO, Suely. Teoria Histórico-cultural na educação infantil: conversando com professores e professoras. Ed. Curitiba, PR: CRV, 2017
GOBBI, Márcia, Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento perspectivas atuais, Belo Horizonte, nov. 2010.
IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. Clact... Clact... Clact... Brasil, Ática Editora, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009
MELO, Maria Marcilene. GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho docente. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional) sob a orientação do Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Cientifica de Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil, agosto, 2023. No prelo
MELO, Maria Marcilene. Tem Geometria? Tem sim senhor! Entre interações e brincadeiras na Educação Infantil. 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737237
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 MARIA MARCILENE MELO, ARTHUR MACHADO GONÇALVES JUNIOR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.