TEM GEOMETRIA? TEM SIM SENHOR! ENTRE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil, Professor, Práticas Pedagógicas

Resumen

Apresenta-se um recorte de uma dissertação de mestrado profissional, o qual tem por objetivo compartilhar experiências pedagógicas sobre a construção do pensamento geométrico na educação infantil. Configura-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizou-se como aporte teórico, as ideias de Lorenzato (2018), e Imbernón (2009; 2011), entre outros que discutem a importância das aprendizagens geométricas das crianças. A metodologia está alinhada as propostas de práticas criativas por meio de diversos recursos, como:  literaturas, músicas e brincadeiras infantis com o foco no desenvolvimento de pensamento geométrico da criança. Nesse movimento os resultados evidenciam que as primeiras aprendizagens dos conceitos geométricos nos espaços de educação infantil emergem para além das formas e figuras geométricas por meio da exploração dos espaços, deslocamento, movimentação, a relação de posição de um objeto ao outro tendo um ponto de referência, considerando as vivências das crianças.  Por fim, as considerações finais compreendem a importância da construção do pensamento geométrico tendo os eixos interações e brincadeiras proporcionando um conhecimento a partir do lúdico respeitando o tempo de infância.

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Biografía del autor/a

ARTHUR MACHADO GONÇALVES JUNIOR, UFPA

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2005), Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFPA/2014) e, Pós Doutor em Psicologia da Educação Matemática pela Universidade Júlio de Mesquita UNESP/Campus Bauru/SP (2022). É professor da UFPA desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO III. É docente /pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA- Mestrado profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores de Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores e processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica.

Citas

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MELO, Maria Marcilene. GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho docente. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional) sob a orientação do Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Cientifica de Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil, agosto, 2023. No prelo

MELO, Maria Marcilene. Tem Geometria? Tem sim senhor! Entre interações e brincadeiras na Educação Infantil. 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737237

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

MELO, M. M., & GONÇALVES JUNIOR, A. M. (2023). TEM GEOMETRIA? TEM SIM SENHOR! ENTRE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18596