DOES IT HAVE GEOMETRY? YES SIR! BETWEEN INTERACTIONS AND PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Keywords:
Early childhood education, Teachers, Pedagogical PracticesAbstract
This is an excerpt from a professional master's dissertation, which aims to share pedagogical experiences on the construction of geometric thinking in early childhood education. This is a qualitative approach to field research. The ideas of Lorenzato (2018) and Imbernón (2009; 2011), among others who discuss the importance of children's geometric learning, were used as a theoretical framework. The methodology is aligned with proposals for creative practices using various resources, such as literature, music and children's games, with a focus on developing children's geometric thinking. Lastly, the final considerations include the importance of building geometric thinking through interaction and play, respecting the time of childhood.
Downloads
References
AHLBERG, Janet e Allan; O carteiro chegou, tradução de Eduardo Brandão. – São Paulo: Campanha das letrinhas,2007.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (2017). Ministério da Educação e Cultura. Brasília: DF:MEC, 2017
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, Sinara Almeida da, MELLO, Suely. Teoria Histórico-cultural na educação infantil: conversando com professores e professoras. Ed. Curitiba, PR: CRV, 2017
GOBBI, Márcia, Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento perspectivas atuais, Belo Horizonte, nov. 2010.
IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. Clact... Clact... Clact... Brasil, Ática Editora, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009
MELO, Maria Marcilene. GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho docente. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional) sob a orientação do Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Cientifica de Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil, agosto, 2023. No prelo
MELO, Maria Marcilene. Tem Geometria? Tem sim senhor! Entre interações e brincadeiras na Educação Infantil. 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737237
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 MARIA MARCILENE MELO, ARTHUR MACHADO GONÇALVES JUNIOR
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.