BINGO DOS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS
Palabras clave:
Bingo dos Racionais, Números Racionais, Ludicidade, Jogos educativosResumen
Este trabalho tem como objetivo relatar uma aplicação, enquanto participante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFPE, do jogo educativo “Bingo dos Racionais” como estratégia de ensino de números racionais em uma turma de 8º ano de um colégio da rede pública de ensino. A motivação para essa abordagem surgiu da percepção de que era necessário diversificar as estratégias do ensino de números racionais, visto que, os estudantes não se apresentavam motivados com as abordagens até então adotadas. Nesse sentido, o jogo Bingo dos Racionais foi escolhido por sua capacidade de envolver diferentes representações desse conjunto numérico, como: número fracionário, números decimais, taxas percentuais e por linguagem natural e pictórica, permitindo uma abordagem mais lúdica e abrangente do conteúdo. Durante a implementação em sala de aula, ao longo de 120 minutos, os alunos foram divididos em duplas e realizaram atividades que envolveram discussões sobre o conteúdo e produções escritas. Isso não apenas estimulou o pensamento crítico, mas também promoveu a colaboração entre os alunos. Após a aplicação, constatamos que o uso desse jogo como ferramenta pedagógica se mostrou vantajoso para a promoção de uma abordagem mais dinâmica, pois, por meio dele, os alunos puderam explorar diferentes representações dos números racionais e desenvolveram habilidades de raciocínio, fornecendo insights valiosos para aprimorar futuras implementações. Em suma, este trabalho destaca como a incorporação de jogos educativos pode beneficiar o ensino de conteúdos matemáticos, proporcionando o engajamento dos estudantes e, com isso, orientações para replanejamentos de aula.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. 1997
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental– 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GITIRANA, Verônica; TELES, Rosinalda; BELLEMAIN, Paula; CASTRO, Airton; CAMPOS, Iolanda; LIMA, Paulo; BELLEMAIN, Frank. Jogos com Sucata na Educação Matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE, 2018.
IORA, Maisa. Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Karoline, Rogerio Ignácio da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.