O PAPEL DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E RACIOCÍNIO LÓGICO DE FORMA DINÂMICA E CRIATIVA
Keywords:
Educação, Ludicidade, MatemáticaAbstract
Os jogos há muito tempo são considerados entretenimento sem fins educacionais. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos e outras atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em didática da matemática. O interesse pelo assunto levou ao questionamento: Qual a importância do jogo e lúdico no ensino de matemática?”. A pesquisa realizada é de natureza bibliográfica. Como justificativa, este estudo se baseia em autores como Smole, Diniz e Cândido (2009), Diniz (2012), Vygotsky (1989), D'Ambrósio (2010), Ribeiro (2009), Lungarzo (1991), Kishimoto (2011) e Kamii (1990). Assim, a pesquisa mostra a importância de utilizar jogos tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, pois são atividades que estimulam, atraem e desenvolvem a capacidade cognitiva, promovendo a construção do conhecimento dos estudantes.
Downloads
References
ALVES, E.M.S. A ludicidade e o ensino de Matemática. Campinas: Papirus, 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 jun. 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 2010.
DINIZ, Guilherme, et al. Análise das dificuldades encontradas pelos cuidadores em relação a cuidados domiciliares e paliativos. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Bianca_Stawinski.pdf. Acesso em 03 de jun. de 2023
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares. Tradução de Regina de Assis. 11.ed. Campinas: Papirus, 1990.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUNGARZO, C. O que é Ciência. Lógica. Matemática. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.
RIBEIRO, Elisa. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. In: Evidência, olhares e pesquisas em saberes educacionais. Número 4, maio de 2009.
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria I. De Souza Vieira; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha. Resolução de problemas. Portão Alegre: Artmed, 2009.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Madalena Menezes Rolleri, Maria Isabel Menezes Rolleri, Guilherme Araújo Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.