Habilidades sociais. Uma ferramenta necessária para atores governamentais
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a19665Palavras-chave:
habilidades sociais, atores governamentais, presidente do Conselho Popular, gestão comunitáriaResumo
Este artigo aborda a questão das competências sociais de um grupo de presidentes de Conselhos Populares para enfrentar as exigências do seu desempenho profissional, reconhecendo a necessidade de desenvolver essas competências para uma gestão comunitária que corresponda às exigências do contexto cubano. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o desenvolvimento de competências sociais para a gestão comunitária nos presidentes do Conselho Popular do município de Consolación del Sur de Pinar del Río. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva a partir de um desenho misto aninhado concorrente com modelo qualitativo dominante, em que foram utilizados métodos empíricos como análise documental, Teste de Habilidades Sociais e entrevista semiestruturada. A amostra foi composta pelos 12 presidentes dos Conselhos Populares do município de Consolação del Sur. O resultado mostrou que as competências sociais não são analisadas explicitamente nos documentos que regem o trabalho destes atores governamentais e que o nível de desenvolvimento das suas competências sociais é baixo. Como conclusão principal, determinou-se que é uma necessidade sentida pelos sujeitos da amostra promover o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que estas se tornam recursos que conseguem integrar os recursos necessários para fazer a gestão comunitária que o papel de presidente do Conselho exige mais eficiência Popular.
Downloads
Referências
Alum-Dopico, N. E. (2014). Concepción pedagógica del proceso de formación de habilidades sociales: Estrategia para su implementación en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas de la Universidad de Pinar del Río. [Tesis doctoral, Universidad de Pinar del Río].
D´ Ángelo Hernández, O. (2020). Formación por competencias desde la complejidad emancipatoria. Tema 2.- Educación y desarrollo humano desde la mirada profesional., Centro de Investigaciones Psicológicas y sociológicas (CIPS), p. 33-35. http://www.cips.cu/tag/complejidad/
Gil Rodríguez, F. y Cantero Sánchez, F. J. & Antino, M. (2013). Tendencias actuales en el ámbito de las habilidades sociales. Apuntes de Psicología, 31(1), 55-57. https://idus.us.es/handle/11441/14015
Gómez-Veloz, G. & García-González, M. (2023). La formación profesional en la educación superior: necesidad de las competencias emocionales. Márgenes, 11(1), p.131-162 http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes
Herrero Pérez, A. (2021). Las habilidades sociales. Aprendizaje de la asertividad y autogestión emocional. Universidad de Valladolid. (Tesis de fin de grado). https://uvadoc.uva.eshttps://uvadoc.uva.es/handle/10324/54249
Losada, L. (2018). Reflexión y construcción del conocimiento en torno a las habilidades sociales y la competencia social. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), 2(1). https://revistas.isfodosu.edu.do/index.php/recie/article/view/62
Méndez López, A. J., Yncera Hernández, N. y Cabrera Ruiz, I. (2022). Premisas y reflexiones teóricas para fundamentar un Programa de Entrenamiento en habilidades sociales en adolescentes. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4 (3), p. 10. https://roderic.uv.es
Silvera, L. (2022). El desarrollo de las habilidades sociales en el aula. Consejo de Formación de Educación. https://repositorio.cfe.edu.uy/bitstream/handle/123456789/1697/Silvera%2C%20L.%2C%20El%20desarrollo.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Torres, E. (2021). Las habilidades sociales y el aprendizaje cooperativo en estudiantes del sexto ciclo de la Escuela Profesional de Derecho y Ciencias Políticas. (Tesis de fin de master). https://repositorio.unu.edu.pe
Zarta Zarta,Y. V., y Quevedo Mancera, J. M. (2018). Formación y capacitación para fortalecer habilidades sociales de los directivos de las organizaciones. https://repository.ucc.edu.co
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilma Gómez Veloz, Ihosvanis Ferrer Lobaina, Máryuri García González
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.