Proposta metodológica para medir a Competitividade Turística das Empresas Hoteleiras do Destino Turístico Pinar del Río através de um enfoque quantitativo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a18669

Palavras-chave:

Competitividade turística, Indicadores, Programação por metas

Resumo

Actualmente, a competitividade é essencial para o crescimento do turismo, sendo este último da maior importância para o crescimento económico de uma região ou país. Dessa forma, a competitividade de uma nação é a soma da competitividade de suas empresas consideradas individualmente. O objetivo deste estudo é desenhar uma proposta metodológica para medir a competitividade turística das Empresas Hoteleiras dentro do destino turístico Pinar del Río, através de um enfoque quantitativo para que sejam considerados todos os indicadores de atividade registrados no Ministério do Turismo (MINTUR). Processo de tomada de decisão. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram aplicadas técnicas e métodos de pesquisa como: entrevistas, consultas bibliográficas e revisão documental. Como resultado, obtém-se uma proposta metodológica que permite medir a competitividade das empresas hoteleiras dentro do destino turístico Pinar del Río, levando em consideração as necessidades dos envolvidos em seu desenvolvimento turístico, as etapas que o compõem garantem uma fácil e rápida aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlan Paola Abreu Aguila, Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Máster en Ingeniería Industrial y Sistemas. Profesora de la Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Víctor Ernesto Perez Leon, Universidad de Sevilla, España

Doctor en Ciencias Económicas y Administración de Empresas. Profesor de la Universidad de Sevilla, España.

Claudia Permuy Díaz, Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Máster en Informática aplicada a la salud y Ciencias de la Educación. Profesora de la Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Referências

Ascón Villa, J.E y García González, M. (2021). Metodología para el desarrollo de habilidades directivas esenciales desde la formación turística. Revista COODES. Vol. 9 No. 1 (enero-abril). ISSN 2310-340X RNPS 2349.

Bahar, O., & Kozak, M. (2007). Advancing destination competitiveness research:Comparison between tourists and service providers. Journal of Travel and Tourism Marketing.

Bañuls, A. L., Rodríguez, A. B. R., & Jiménez, M. S. (2007). EL CAPITAL HUMANO COMO FACTOR ESTRATÉGICO PARA LA COMPETITIVIDAD DEL SECTOR TURÍSTICO. Cuadernos de Turismo, 19. https://revistas.um.es/turismo/article/view/13831

Blancas. (2010). The assessment of sustainable tourism Aplication to Spanish coastal destinations.

Cottrell, & Ibbou. (2004). SOM-based algorithms for qualitative variables.

Craigwell. (2007). Tourism competitiveness in small island developing states.

Crouch, & Ritchie. (1999). Tourism, competitiveness, and societal prosperity.

Dwyer. (2001). Qualitative methodologies for geographers: Issues and debates.

Dwyer, L., & Kim, C. (2003). Destination competitiveness: Determinants and indicators. Current Issues in Tourism. 369-414.

Enright, M. J., & Newton, J. (2004). Tourism destination competitiveness: A quantitative approach. Tourism management.

Green, P. E., & Rao, V. R. (1971). Conjoint measurement for quantifying judgmental data. journal of Marketing research.

Hong. (2008). Heart disease and stroke statistics.

Hotelling. (1933). Analysis of a complex of statistical variables into principal components. Journal of education psychology.

Keeney, L., & Raiffa, H. (1976). Decisions with multiple objetives: Preferences and value tradeoffs. Wiley.

Luce, & Tukey. (1964). Simultaneous conjoint measurement: A new type of fundamental measurement.

Luque, & Barrio. (2000). Técnicas de análisis de datos en investigación de mercados.

Nardo, M., Saisana, M., Saltelly, A., Tarantola, S., Hoffman, A., & Giovannini, E. (2005). Handbook on constructing composite indicaotrs: Methodology and user guide.

Pena, J. A. (1978). La distancia P: un método para la medición del bienestar. Revista Española de Economía, 49-89.

Pérez, V., Guerrero, F., González, M., Pérez, F., & Caballero, R. (2014). La sostenibilidad de los destinos cubanos de turismo de naturaleza: Un enfoque cuantitativo. Tourism & Management Studies, 10(2), 32-40.

Saaty, T. L. (1980). The Analytic Hierarchy Process.

Scott, B. R. (1985). Competitiveness in the World Economy.

Ugwu. (2006). Sustainability appraisal in infrastructure projects (SUSAIP): Part 1. Development of indicators and computational methods.

Wind, J., & Green, P. (1975). A New Way to Measure Consumer Judgments. Harvard business review, 53, 107-117.

Publicado

2023-05-15

Como Citar

AGUILA, M. P. A.; LEON, V. E. P.; DÍAZ, C. P. Proposta metodológica para medir a Competitividade Turística das Empresas Hoteleiras do Destino Turístico Pinar del Río através de um enfoque quantitativo. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e18669, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a18669. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/18669. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”