O USO DOS JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a9985Mots-clés :
Jogos Cooperativos, Inclusão, Educação FísicaRésumé
O trabalho busca discutir como o professor de Educação Física poderá melhor incluir estudantes com deficiência intelectual a partir da utilização de Jogos Cooperativos. O problema desta investigação apresenta-se: como a utilização dos Jogos Cooperativos contribui para inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física em uma Escola Municipal de Salvador-BA? No objetivo geral, buscou-se compreender como os Jogos Cooperativos contribuem para inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física em uma Escola Municipal de Salvador-BA. A metodologia deste trabalho pauta-se na pesquisa-ação, tendo como instrumento de pesquisa a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, jogos e o registro fotográfico para uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Salvador. Como aporte teórico, recorreu-se aos estudos de Brotto (2013), Correia (2006) e Soler (2005) nas discussões sobre os Jogos Cooperativos, e para a Educação Especial e Inclusiva foram selecionadas artigos científicos, dissertações, teses e dispositivos legais. Resultado final tem-se que os Jogos Cooperativos contribuem para inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física, pois estimula a participação de todos, contribuindo no desenvolvimento de atitudes inclusivas como o respeito, a solidariedade e o diálogo.
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