Novos Contextos de Aprendizagem na Perspectiva Docente:
desafios e oportunidades no uso de Tecnologias Educacionais
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a20154Mots-clés :
Ensino remoto, Desafios educacionais, Literacia digital, Formação contínua dos educadoresRésumé
O estudo trata-se de revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades dos docentes no uso de tecnologias educacionais durante o período pandêmico da Covid-19. Este estudo objetiva conhecer as especificidades abordadas na literatura científica brasileira acerca da temática evidenciada entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022. Os sites de buscas utilizados foram: Google Scholar e Scielo, com as seguintes palavras-chave: tecnologias na educação, ensino remoto, plataformas digitais e pandemia Covid-19. Foram documentados 76 títulos que tratam do uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem remotamente, destes, dez trabalhos foram selecionados para análises de dados e integrar o estudo em questão. Segundo os registros, os artigos científicos e os estudos publicados em anais de eventos foram desenvolvidos por alunos de pós graduação e profissionais da educação. Cronologicamente, o ano de 2021 apresenta uma expressiva concentração de manuscritos publicados quando comparados com os demais anos. A região Nordeste destaca-se com maior número de pesquisas realizadas por pesquisadores do estado da Paraíba. Além disso, os trabalhos apontaram que o uso de dispositivos portáteis como celulares e notebooks possibilitaram a troca de conhecimento pela plataforma do google meet e do aplicativo do Whatsapp. É evidente que o desafio maior enfrentado pelos docentes é a falta de capacitação em utilizar com maestria as tecnologias educacionais. No entanto, todos reconhecem que as ferramentas tecnológicas são oportunidades válidas que promovem o êxito no campo do conhecimento. Com base nos dados analisados, o levantamento bibliográfico aponta para a necessidade de mais estudos nesta perspectiva. Assim espera-se que políticas públicas pedagógicas sejam fortalecidas neste aspecto, sobretudo, integrando, oportunizando e superando os desafios quanto ao uso de recursos tecnológicos para o corpo docente nos processos de ensino-aprendizagem.
Téléchargements
Références
Espinoza et. al. Ensino Remoto Emergencial, Legislação e Direito à Educação no Brasil. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 39, n. 2, pp. 394-418, jul./dez. 2023.
Khan Ks, et. al. Systematic Reviews to Support Evidence-Based Medicine. How to Review and Apply findings of Health Care Research. Abington: RSM Press; 2003.
Lourenço de Sá et al. Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia: Os desafios enfrentados pelos Professores. 2020.
Marques, Da Silva, Francisca Jorzana; PRADO, Júlio César Sousa. DESAFIOS NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE EDUCANDOS DO CAMPO FRENTE À COVID-19. Revista Educação & Ensino-ISSN 2594-4444, v. 5, n. 2, 2021. https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/98/80
Maria, V. A. (2021). O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DA COVID-19 NAS ESCOLAS DO CAMPO. Inventário, (28), 124–137. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/44292
Marchiori et al. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Revista da Avaliação da Educação Superior. V. 16; p. 433-443, 2011.
Moran, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).
Moran, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Oliveira, V. H. N. “O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 19–25, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3984220. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 7 abr. 2024.
Santos et al. 2020; O uso das Ferramentas Digitais no Ensino Remoto Acadêmico: Desafios e Oportunidades na Perspectiva Docente. VII CONEDU-Congresso Nacional de Educação, Maceió AL.
Santos, A. G. M. Ferreira, Silvânia Feitosa. DIFICULDADES E DESAFIOS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXXI, Nº. 000207, 26/04/2021.
Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/dificuldades-e-desafios-durante-o-ensino-remoto-na-pandemia-um-estudo-com-professores-do. Acessado em: 07/04/2024.
Silva, M. DO S. P. DA; Cunha, A. L. M. Ensino remoto para quem? Os camponeses no (des)contexto das políticas de inclusão digital. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 88-105, 15 fev. 2022.
Silva, José Jucelio Da et al. A influência das tecnologias no ambiente escolar como recurso potencializador da aprendizagem. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020a. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/67739>. Acesso em: 22/01/2024.
Silva, Renata Santos et al. Uso de tic’s no ensino remoto emergencial: um estudo de caso da emef severino ramos da nóbrega. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020b. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69680>. Acesso em: 22/01/2024.
Silva, R. R. V., Barbosa, R. E. C., Silva, N. S. S. e., Pinho, L. de., Ferreira, T. B., Moreira, B. B., Brito, M. F. S. F., & Haikal, D. S. (2021). Pandemia da COVID-19: insatisfação com o trabalho entre professores(as) do estado de Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26(12), 6117–6128. https://doi.org/10.1590/1413-812320212612.10622021.
Silva, J. J; Gonçalves Pessoa, A. A influência das tecnologias no ambiente escolar como recurso potencializador da aprendizagem. VII CONEDU-Congresso Nacional de Educação, Maceió AL. 2020c.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Suely Ferreira Sá Teles, Késsia Virgínia dos Santos Lima 2024
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.