FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A INCORPORAÇÃO DIALÓGICA DO DIREITO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

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DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15277

Mots-clés :

Aprendizagem;, Direito de Aprender;, Formação de Professor;

Résumé

O presente artigo apresenta reflexões acerca da incorporação dialógica entre o direito de aprender e os processos que envolvem a formação de professores da educação básica. Tem como objetivo refletir e discutir sobre os processos que envolvem a aprendizagem, o direito de aprender e a formação continuada de professores como promoção da aprendizagem. Como aporte teórico, utilizamos Candau (2008, 2011) e Arroyo (2015), que discutem sobre o direito de aprender, Vygotsky (1991), Wallon (1995), Ciasca (2003), sobre os processos de aprendizagem, Tardif (2014), Nóvoa (2009) e Gatti (2012), autores que contribuíram com este estudo com relação à temática formação de professores. O trabalho tem caráter exploratório-descritivo, pois usamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. O estudo revelou ser necessário entender a formação continuada de professores como um processo reflexivo, dialógico e transformador da realidade e, para que a aprendizagem aconteça, não basta formar o professor, é preciso aproximar os sujeitos de forma horizontal. Com efeito, busca-se uma formação de educadores que seja capaz de favorecer a construção de cidadãos críticos e reflexivos, tendo em vista ser este um caminho propício à luta por uma proposta educativa democrática.

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Bibliographies de l'auteur-e

Erica Santos Araujo, Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação em Serrinha-BA

Especialização em Tecnologias digitais aplicadas à educação pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL.

Leilany Marry Brizolara Silva, Preceptora dos cursos de Pedagogia e Serviço Social da Universidade Paulista (UNIP)

Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC.

Mariana Lopes de Queiroz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Euclides da Cunha, FAEC.

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Publié-e

2022-10-06

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ARAUJO, E. S.; SILVA, L. M. B.; QUEIROZ, M. L. de . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A INCORPORAÇÃO DIALÓGICA DO DIREITO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15277, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15277. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15277. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS