DESAFÍOS ESCOLARES CON NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES VÍCTIMAS DE VIOLENCIA SEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15313Palabras clave:
Violencia Sexual, Niños, Adolescentes, EscuelaResumen
Las diversas formas de violencia contra niños, niñas y adolescentes es un tema que ha sido debatido en diversos espacios, entre ellos el escolar, jurídico y familiar. El objetivo principal de este artículo es analizar el papel de la comunidad escolar en la identificación de casos de violencia sexual con niños, niñas y adolescentes, además de demostrar la importancia del seguimiento psicológico a la víctima y familiares. El marco teórico incluyó los aportes de autores como Penco (2015) entre otros que apoyaron esta investigación. La metodología utilizada durante la elaboración de este artículo fue la de carácter bibliográfico cualitativo, teniendo como pregunta de investigación analizar los retos de los educadores en la lucha contra la violencia sexual? Finalmente, esta investigación tiene como objetivo resaltar la necesidad de una formación continua para los profesionales de la educación y la importancia del psicólogo y el trabajador social en el seguimiento de las familias en las unidades escolares municipales y estatales privadas y públicas. Además de destacar la importancia de las acciones de sensibilización para toda la población.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 13/09/2022.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 13/09/2022.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov. br. Acesso em: 10/09/2022.
BRASIL. Lei 11829, de 25 de novembro de 2008. Altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, para aprimorar o combate à produção, venda e distribuição de pornografia infantil, bem como criminalizar a aquisição e a posse de tal material e outras condutas relacionadas à pedofilia na internet. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 13/09/2022.
BRASIL. Lei n. 9.970, de 17 de maio de 2000. Institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov. br. Acesso em: 10/09/2022.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 9.970, de 17 de maio de 2000. Institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov. br. Acesso em: 10/09/2022.
BRASIL. Ministério da Justiça. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil Brasília, DF, 2006.
BRINO, R.; WILLIAMS, L. Concepções da professora acerca do abuso sexual infantil. 2003
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Rio de Janeiro. 2015.
CARVALHO, H. C. M. et al. Educação Sexual na Formação e Professores: Caminhos para prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2021.
COELHO, C. S.; AMORIM, I. B.; CASTRO, S. D. B. Desafios da família na atualidade: perspectivas sobre a educação e religião. Religare, 2019.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2011.
DUBET, François. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v 16, n. 47, p. 289-305, maio/ago. 2011.
GABEL, M. Crianças vítimas de abuso sexual. São Paulo: Summus Editorial,1997.
NEVES, A. M. S. et al. Abuso sexual contra a criança e ao adolescente: reflexões interdisciplinares. Temas em Psicologia. vol. 18, n° 1, 2010.
PENCO, A. O projeto “escola que protege” em Dourados/MS : prevenção da violência sexual infanto-juvenil no âmbito educacional. Dourados, MS. UFGD, 2015.
SOARES, C. M. Psicopedagogia Clínica X Dificuldades na Aprendizagem: Consequências do Abuso Sexual de Crianças Institucionalizadas. Disponível em: <http://www.Psicopedagogia.com.br, 2009.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
VIODRES, S. R. RISTUM, M. Violência sexual: caracterização e análise de casos revelados na escola. Estud. psicol. (Campinas) [online], vol.25, n.1, pp.11-21, 2008.
VOLNOVICH, J.R. Abuso sexual na infância. Rio de Janeiro: Lacerda, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.