O USO DOS JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a9985

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos, Inclusão, Educação Física

Resumo

O trabalho busca discutir como o professor de Educação Física poderá melhor incluir estudantes com deficiência intelectual a partir da utilização de Jogos Cooperativos. O problema desta investigação apresenta-se: como a utilização dos Jogos Cooperativos contribui para inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física em uma Escola Municipal de Salvador-BA? No objetivo geral, buscou-se compreender como os Jogos Cooperativos contribuem para inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física em uma Escola Municipal de Salvador-BA. A metodologia deste trabalho pauta-se na pesquisa-ação, tendo como instrumento de pesquisa a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, jogos e o registro fotográfico para uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Salvador. Como aporte teórico, recorreu-se aos estudos de Brotto (2013), Correia (2006) e Soler (2005) nas discussões sobre os Jogos Cooperativos, e para a Educação Especial e Inclusiva foram selecionadas artigos científicos, dissertações, teses e dispositivos legais. Resultado final tem-se que os Jogos Cooperativos contribuem para inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física, pois estimula a participação de todos, contribuindo no desenvolvimento de atitudes inclusivas como o respeito, a solidariedade e o diálogo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro dos Santos, Docente na Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Educação Especial e Inclusiva. Graduado em Educação Física e em Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Programa de Educação Inclusiva. 

Patrícia Carla da Hora Correia, Docente no Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

Doutora em Educação. É coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

SANTOS, R. R. dos .; CORREIA, P. C. da H. O USO DOS JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e9985, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a9985. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/9985. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”