Dificuldades de estudantes de graduação na elaboração do TCC

O desafio da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a21295

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa, Metodologia

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma sondagem realizada sobre dificuldades de estudantes de graduação, matriculados na disciplina que a autora do artigo leciona, denominado de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE. O objetivo foi compreender os principais motivos que, segundo as percepções desses participantes, dificultam a elaboração do projeto de pesquisa, assim como a escrita do artigo final. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, configurada como uma pesquisa de campo, analisada e interpretada através da técnica de análise de conteúdo. O aporte teórico se apoiou nos construtos de autores do campo da metodologia da pesquisa e da teoria crítica de educação enquanto processos interrelacionados. Os resultados demonstram que as dificuldades mais profundas se localizam na escrita acadêmica e na escassa prática de pesquisa ao longo de todo o processo formativo, inclusive na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Montenegro, UFPE

Professora da Universidade Federal de Pernambuco na graduação e na pós-graduação de educação e de Direitos Humanos.

Referências

Demo, Pedro. Praticar Ciência: Metodologias do Conhecimento Científico. São Paulo: Saraiva, 2001.

Dunbar, N; Brooks, C; Miller K. Oral Communication skills in higher education. Innovative High Educ. nº 31, 2006.

Esteban, M. Paz. Pesquisa Qualitativa em Educação. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

Gerber, I. Concisão empática: escrever para que, para quem, quanto? Jornal de Psicanálise, Nº 35, p.206. 2002.

Jovchelovitche S, Bauer MW. Entrevista Narrativa. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

Marchand, Daniel E Cassol, Mauriceia. Impactos da percepção comunicacional e da timidez autorreferidos na avaliação ao falar em público de estudantes universitários. Revista Codas, nº 35. Rio Grande do Sul, 2023.

Meira, Ana Cláudia dos S. A escrita científica no divã. São Paulo: Blucher, 2024.

Montenegro, Sandra. Pedagogias da Diferença: uma outra cartografia da educação e do ser. Apontamentos de aula, 2012.

Santiago, Maria Eliete. Escola Pública de Primeiro Grau: Da compreensão à intervenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997

Santos, Aparecida de F. Tiradentes dos. Pedagogia do Mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libri, 2012.

Saul, Ana Maria. Paulo Freire. São Paulo: Educ, 2012

Souza, João Francisco. Atualidade de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2004

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

MONTENEGRO, S. Dificuldades de estudantes de graduação na elaboração do TCC: O desafio da pesquisa. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e21295, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a21295. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/21295. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)