Dificuldades de estudantes de graduação na elaboração do TCC
O desafio da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a21295Palavras-chave:
Educação, Pesquisa, MetodologiaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma sondagem realizada sobre dificuldades de estudantes de graduação, matriculados na disciplina que a autora do artigo leciona, denominado de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE. O objetivo foi compreender os principais motivos que, segundo as percepções desses participantes, dificultam a elaboração do projeto de pesquisa, assim como a escrita do artigo final. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, configurada como uma pesquisa de campo, analisada e interpretada através da técnica de análise de conteúdo. O aporte teórico se apoiou nos construtos de autores do campo da metodologia da pesquisa e da teoria crítica de educação enquanto processos interrelacionados. Os resultados demonstram que as dificuldades mais profundas se localizam na escrita acadêmica e na escassa prática de pesquisa ao longo de todo o processo formativo, inclusive na universidade.
Downloads
Referências
Demo, Pedro. Praticar Ciência: Metodologias do Conhecimento Científico. São Paulo: Saraiva, 2001.
Dunbar, N; Brooks, C; Miller K. Oral Communication skills in higher education. Innovative High Educ. nº 31, 2006.
Esteban, M. Paz. Pesquisa Qualitativa em Educação. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
Gerber, I. Concisão empática: escrever para que, para quem, quanto? Jornal de Psicanálise, Nº 35, p.206. 2002.
Jovchelovitche S, Bauer MW. Entrevista Narrativa. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
Marchand, Daniel E Cassol, Mauriceia. Impactos da percepção comunicacional e da timidez autorreferidos na avaliação ao falar em público de estudantes universitários. Revista Codas, nº 35. Rio Grande do Sul, 2023.
Meira, Ana Cláudia dos S. A escrita científica no divã. São Paulo: Blucher, 2024.
Montenegro, Sandra. Pedagogias da Diferença: uma outra cartografia da educação e do ser. Apontamentos de aula, 2012.
Santiago, Maria Eliete. Escola Pública de Primeiro Grau: Da compreensão à intervenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997
Santos, Aparecida de F. Tiradentes dos. Pedagogia do Mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libri, 2012.
Saul, Ana Maria. Paulo Freire. São Paulo: Educ, 2012
Souza, João Francisco. Atualidade de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Montenegro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.