Concepção de corpo no perspectivismo Ameríndio

contribuições para repensar a formação do sujeito da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20689

Palavras-chave:

Corpo, Perspectivismo Ameríndio, Sujeito da Educação

Resumo

A concepção ameríndia do corpo abre novas possibilidades de pensamento acerca da constituição do sujeito da educação. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho almeja compreender a concepção de corpo presente no chamado perspectivismo ameríndio. A concepção ameríndia do corpo abre novas possibilidades de pensamento acerca da constituição do sujeito da educação. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho almeja compreender a concepção de corpo presente no chamado perspectivismo ameríndio. Trata-se de uma pesquisa teórica voltada ao diálogo com outros sistemas de pensamentos distintos daqueles forjados pela racionalidade moderna. Situada no âmbito da Filosofia da educação, a investigação discute os relatos do líder yanomami Davi Kopenawa registrados no livro A queda do céu. Os resultados permitem apreender uma Bildung sui generis, um complexo processo de formação do humano apoiado na centralidade da figura do xamã tanto no processo de fabricação dos corpos, como na transmissão e difusão dos conhecimentos. Para as populações ameríndias, a educação do sujeito humano emerge, portanto, inseparável dos processos de transformação do corpo. Assim, é possível concluir que as filosofias ameríndias se contrapõem diretamente ao modo hegemônico de situar o corpo nas teorias educativas modernas, sinalizando novos caminhos de investigação.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Beltrão Silva, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – (FPCE) Universidade do Porto

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – (FPCE) Universidade do Porto

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

BELTRÃO SILVA, M. do S. Concepção de corpo no perspectivismo Ameríndio: contribuições para repensar a formação do sujeito da educação. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20689, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20689. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20689. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas