Concepção de corpo no perspectivismo Ameríndio
contribuições para repensar a formação do sujeito da educação
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20689Palavras-chave:
Corpo, Perspectivismo Ameríndio, Sujeito da EducaçãoResumo
A concepção ameríndia do corpo abre novas possibilidades de pensamento acerca da constituição do sujeito da educação. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho almeja compreender a concepção de corpo presente no chamado perspectivismo ameríndio. A concepção ameríndia do corpo abre novas possibilidades de pensamento acerca da constituição do sujeito da educação. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho almeja compreender a concepção de corpo presente no chamado perspectivismo ameríndio. Trata-se de uma pesquisa teórica voltada ao diálogo com outros sistemas de pensamentos distintos daqueles forjados pela racionalidade moderna. Situada no âmbito da Filosofia da educação, a investigação discute os relatos do líder yanomami Davi Kopenawa registrados no livro A queda do céu. Os resultados permitem apreender uma Bildung sui generis, um complexo processo de formação do humano apoiado na centralidade da figura do xamã tanto no processo de fabricação dos corpos, como na transmissão e difusão dos conhecimentos. Para as populações ameríndias, a educação do sujeito humano emerge, portanto, inseparável dos processos de transformação do corpo. Assim, é possível concluir que as filosofias ameríndias se contrapõem diretamente ao modo hegemônico de situar o corpo nas teorias educativas modernas, sinalizando novos caminhos de investigação.
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