Novos Contextos de Aprendizagem na Perspectiva Docente:
desafios e oportunidades no uso de Tecnologias Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a20154Palavras-chave:
Ensino remoto, Desafios educacionais, Literacia digital, Formação contínua dos educadoresResumo
O estudo trata-se de revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades dos docentes no uso de tecnologias educacionais durante o período pandêmico da Covid-19. Este estudo objetiva conhecer as especificidades abordadas na literatura científica brasileira acerca da temática evidenciada entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022. Os sites de buscas utilizados foram: Google Scholar e Scielo, com as seguintes palavras-chave: tecnologias na educação, ensino remoto, plataformas digitais e pandemia Covid-19. Foram documentados 76 títulos que tratam do uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem remotamente, destes, dez trabalhos foram selecionados para análises de dados e integrar o estudo em questão. Segundo os registros, os artigos científicos e os estudos publicados em anais de eventos foram desenvolvidos por alunos de pós graduação e profissionais da educação. Cronologicamente, o ano de 2021 apresenta uma expressiva concentração de manuscritos publicados quando comparados com os demais anos. A região Nordeste destaca-se com maior número de pesquisas realizadas por pesquisadores do estado da Paraíba. Além disso, os trabalhos apontaram que o uso de dispositivos portáteis como celulares e notebooks possibilitaram a troca de conhecimento pela plataforma do google meet e do aplicativo do Whatsapp. É evidente que o desafio maior enfrentado pelos docentes é a falta de capacitação em utilizar com maestria as tecnologias educacionais. No entanto, todos reconhecem que as ferramentas tecnológicas são oportunidades válidas que promovem o êxito no campo do conhecimento. Com base nos dados analisados, o levantamento bibliográfico aponta para a necessidade de mais estudos nesta perspectiva. Assim espera-se que políticas públicas pedagógicas sejam fortalecidas neste aspecto, sobretudo, integrando, oportunizando e superando os desafios quanto ao uso de recursos tecnológicos para o corpo docente nos processos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Espinoza et. al. Ensino Remoto Emergencial, Legislação e Direito à Educação no Brasil. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 39, n. 2, pp. 394-418, jul./dez. 2023.
Khan Ks, et. al. Systematic Reviews to Support Evidence-Based Medicine. How to Review and Apply findings of Health Care Research. Abington: RSM Press; 2003.
Lourenço de Sá et al. Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia: Os desafios enfrentados pelos Professores. 2020.
Marques, Da Silva, Francisca Jorzana; PRADO, Júlio César Sousa. DESAFIOS NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE EDUCANDOS DO CAMPO FRENTE À COVID-19. Revista Educação & Ensino-ISSN 2594-4444, v. 5, n. 2, 2021. https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/98/80
Maria, V. A. (2021). O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DA COVID-19 NAS ESCOLAS DO CAMPO. Inventário, (28), 124–137. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/44292
Marchiori et al. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Revista da Avaliação da Educação Superior. V. 16; p. 433-443, 2011.
Moran, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).
Moran, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Oliveira, V. H. N. “O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 19–25, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3984220. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 7 abr. 2024.
Santos et al. 2020; O uso das Ferramentas Digitais no Ensino Remoto Acadêmico: Desafios e Oportunidades na Perspectiva Docente. VII CONEDU-Congresso Nacional de Educação, Maceió AL.
Santos, A. G. M. Ferreira, Silvânia Feitosa. DIFICULDADES E DESAFIOS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXXI, Nº. 000207, 26/04/2021.
Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/dificuldades-e-desafios-durante-o-ensino-remoto-na-pandemia-um-estudo-com-professores-do. Acessado em: 07/04/2024.
Silva, M. DO S. P. DA; Cunha, A. L. M. Ensino remoto para quem? Os camponeses no (des)contexto das políticas de inclusão digital. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 88-105, 15 fev. 2022.
Silva, José Jucelio Da et al. A influência das tecnologias no ambiente escolar como recurso potencializador da aprendizagem. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020a. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/67739>. Acesso em: 22/01/2024.
Silva, Renata Santos et al. Uso de tic’s no ensino remoto emergencial: um estudo de caso da emef severino ramos da nóbrega. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020b. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69680>. Acesso em: 22/01/2024.
Silva, R. R. V., Barbosa, R. E. C., Silva, N. S. S. e., Pinho, L. de., Ferreira, T. B., Moreira, B. B., Brito, M. F. S. F., & Haikal, D. S. (2021). Pandemia da COVID-19: insatisfação com o trabalho entre professores(as) do estado de Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26(12), 6117–6128. https://doi.org/10.1590/1413-812320212612.10622021.
Silva, J. J; Gonçalves Pessoa, A. A influência das tecnologias no ambiente escolar como recurso potencializador da aprendizagem. VII CONEDU-Congresso Nacional de Educação, Maceió AL. 2020c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suely Ferreira Sá Teles, Késsia Virgínia dos Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.