Habilidades sociais. Uma ferramenta necessária para atores governamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a19665

Palavras-chave:

habilidades sociais, atores governamentais, presidente do Conselho Popular, gestão comunitária

Resumo

Este artigo aborda a questão das competências sociais de um grupo de presidentes de Conselhos Populares para enfrentar as exigências do seu desempenho profissional, reconhecendo a necessidade de desenvolver essas competências para uma gestão comunitária que corresponda às exigências do contexto cubano. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o desenvolvimento de competências sociais para a gestão comunitária nos presidentes do Conselho Popular do município de Consolación del Sur de Pinar del Río. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva a partir de um desenho misto aninhado concorrente com modelo qualitativo dominante, em que foram utilizados métodos empíricos como análise documental, Teste de Habilidades Sociais e entrevista semiestruturada. A amostra foi composta pelos 12 presidentes dos Conselhos Populares do município de Consolação del Sur. O resultado mostrou que as competências sociais não são analisadas explicitamente nos documentos que regem o trabalho destes atores governamentais e que o nível de desenvolvimento das suas competências sociais é baixo. Como conclusão principal, determinou-se que é uma necessidade sentida pelos sujeitos da amostra promover o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que estas se tornam recursos que conseguem integrar os recursos necessários para fazer a gestão comunitária que o papel de presidente do Conselho exige mais eficiência Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilma Gómez Veloz, Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca. Pinar del Río. Cuba

Doctora en Ciencias de la Educación Superior. Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca. Pinar del Río. Cuba

Ihosvanis Ferrer Lobaina, Asamblea Municipal del Poder Popular de Consolación del Sur

Licenciado en Historia y Marxismo. Asamblea Municipal del Poder Popular de Consolación del Sur

Máryuri García González, Universidad de La Habana. Cuba

Doctora en Ciencias de la Educación Superior. Universidad de La Habana. Cuba

Referências

Alum-Dopico, N. E. (2014). Concepción pedagógica del proceso de formación de habilidades sociales: Estrategia para su implementación en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas de la Universidad de Pinar del Río. [Tesis doctoral, Universidad de Pinar del Río].

D´ Ángelo Hernández, O. (2020). Formación por competencias desde la complejidad emancipatoria. Tema 2.- Educación y desarrollo humano desde la mirada profesional., Centro de Investigaciones Psicológicas y sociológicas (CIPS), p. 33-35. http://www.cips.cu/tag/complejidad/

Gil Rodríguez, F. y Cantero Sánchez, F. J. & Antino, M. (2013). Tendencias actuales en el ámbito de las habilidades sociales. Apuntes de Psicología, 31(1), 55-57. https://idus.us.es/handle/11441/14015

Gómez-Veloz, G. & García-González, M. (2023). La formación profesional en la educación superior: necesidad de las competencias emocionales. Márgenes, 11(1), p.131-162 http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes

Herrero Pérez, A. (2021). Las habilidades sociales. Aprendizaje de la asertividad y autogestión emocional. Universidad de Valladolid. (Tesis de fin de grado). https://uvadoc.uva.eshttps://uvadoc.uva.es/handle/10324/54249

Losada, L. (2018). Reflexión y construcción del conocimiento en torno a las habilidades sociales y la competencia social. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), 2(1). https://revistas.isfodosu.edu.do/index.php/recie/article/view/62

Méndez López, A. J., Yncera Hernández, N. y Cabrera Ruiz, I. (2022). Premisas y reflexiones teóricas para fundamentar un Programa de Entrenamiento en habilidades sociales en adolescentes. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4 (3), p. 10. https://roderic.uv.es

Silvera, L. (2022). El desarrollo de las habilidades sociales en el aula. Consejo de Formación de Educación. https://repositorio.cfe.edu.uy/bitstream/handle/123456789/1697/Silvera%2C%20L.%2C%20El%20desarrollo.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Torres, E. (2021). Las habilidades sociales y el aprendizaje cooperativo en estudiantes del sexto ciclo de la Escuela Profesional de Derecho y Ciencias Políticas. (Tesis de fin de master). https://repositorio.unu.edu.pe

Zarta Zarta,Y. V., y Quevedo Mancera, J. M. (2018). Formación y capacitación para fortalecer habilidades sociales de los directivos de las organizaciones. https://repository.ucc.edu.co

Publicado

2024-08-31

Como Citar

GÓMEZ VELOZ, G.; FERRER LOBAINA, I.; GARCÍA GONZÁLEZ, M. Habilidades sociais. Uma ferramenta necessária para atores governamentais. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–13, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i1.a19665. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19665. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “Visión integral de la formación en la Universidad. Perspectivas desde experiencias diversas”

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)