Evolução Na Formação De Engenheiros Industriais Em Cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a18663

Palavras-chave:

Formação, currículo, carreira, Industrial

Resumo

A formação dos profissionais do Ensino Superior é suportada pelos planos de estudos que são concebidos e executados pelos órgãos competentes. Em Cuba são desenhados por especialistas e submetidos aos respectivos níveis de aprovação. O objetivo deste trabalho é: Analisar as tendências dos currículos implementados para a formação de engenheiros industriais e sua relação com estratégias de desenvolvimento socioeconômico. Para o efeito, procedeu-se a uma análise detalhada de todos os currículos implementados e das condições em que cada um deles decorreu. Em todos os casos foi possível verificar que os seus desenhos estiveram de acordo com os requisitos do momento e que as novas versões que se seguiram respondem a novas condições provocadas por novas estratégias de desenvolvimento, que implicaram a necessidade de um novo plano para poder responder a novas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo García Rodriguez, Universidad de Pinar del Río. Cuba

Ingeniero Industrial Profesor Auxiliar de la Facultad de Ciencias Técnicas. Universidad de Pinar del Río. Cuba

C Máryuri García González, Universidad de la Habana. Cuba.

Doctora en Ciencias de la Educación en la especialidad de Economía y Gestión. Ingeniera Forestal. Profesora Titular -Investigadora. Metodóloga de Postgrado. Universidad de la Habana. Cuba.

Referências

García A. (2020). Compilaciones propias sobre los planes de estudio A, B, C y C perfeccionado. Material inédito

García A. (2023). Compilaciones propias sobre el inicio de la carrera. Material inédito.

García González, M; García Rodríguez; A; Muñoz Piverno, R y Quintana Álvarez, L. (2014). Aprender a aprender para Ingenieros Industriales. Análisis teórico y resultados del diagnóstico. Revista Referencia Pedagógica. Año 2014. No.1. ISSN: 2308-3042 17.

Ministerio de Educación Superior (2007). Plan de estudio D. Ingeniera industrial. Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2019). Plan de estudio E. Ingeniera industrial. Cuba.

Publicado

2023-05-15

Como Citar

RODRIGUEZ, A. G.; GONZÁLEZ, C. M. G. Evolução Na Formação De Engenheiros Industriais Em Cuba. Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI), [S. l.], v. 4, p. e18663, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a18663. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/18663. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”