A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a17928Palavras-chave:
Educação Física,, Educação Infantil, Estágio SupervisionadoResumo
O relato em questão trata de uma experiência de estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica – a Educação Infantil –, reforçando a importância da presença do professor de Educação Física nesse espaço. Durante as intervenções foram trabalhados, além de jogos e brincadeiras, os esportes. Sendo que o intuito principal foi o de promover uma aproximação do público infantil com diferentes modalidades esportivas e contribuir no desenvolvimento afetivo e cognitivo-motor das crianças. Pôde-se evidenciar que enquanto disciplina a Educação Física tem muito a acrescentar na formação integral do sujeito através do seu objeto de estudo, a cultura corporal, e que os estágios são um espaço de promoção da sistematização teórico-metodológica dos conhecimentos adquiridos na formação inicial ao traçarem uma ligação com o mundo do trabalho e diminuírem a distância entre escola e universidade.
Downloads
Referências
ANTUNES, Alfredo Cesar. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, São Paulo, v. 10, n. 10, p. 141-149, 2007. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2147/2044>. Acesso em: 30 jan. 2019.
BACCON, Ana Lúcia Pereira; ARRUDA, Sergio de Mello. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a01>. Acesso em: 30 jan. 2019.
BARBOSA, Crerley Tavares. A importância dos brinquedos cantados e práticas corporais na educação infantil. 2012. 57 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema – AL, 2012. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/5410>. Acesso em: 30 jan. 2019.
BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 3, p. 1-12, out. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2730353>. Acesso em: 31 jan. 2019.
CARVALHO, Ana Carla Dias; PINHEIRO, Maria do Carmo Morales; PAULA, Maristela Vicente de. O Estágio na Formação Docente em Educação Física: Problematização Inicial. Cadernos de Formação RBCE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9-19, jul. 2011.Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1253/648>. Acesso em: 31 jan. 2019.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educ. Rev., Curitiba, n. 34, p. 241-250, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2019.
FARIAS, ÁLVARO L. P. DE; MAIA, D. F.; OLIVEIRA, M. A. T. DE. LÚDICO E A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Cenas Educacionais, v. 2, n. 2, p. 25-41, 31 dez. 2019.
FLORES, F. F.; SILVA, C. S.; SANTOS, L. A. DOS; SOUZA, L. H. R. A EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAPS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO EM GUANAMBI - BA. Cenas Educacionais, v. 2, n. 1, p. 169-185, 30 jun. 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Ed. 2000.
LACERDA, Andreza Calhau; SOUZA, Marisa Gonçalves de. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. Uberaba: Revista Encontro de Pesquisa em Educação, 2013. p. 20-29. Disponível em: <http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/826/944>. Acesso em: 3 fev. 2019.
MAIA, D. F.; FARIAS, ÁLVARO L. P. DE; OLIVEIRA, M. A. T. DE. JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Cenas Educacionais, v. 3, p. e8623, 17 maio 2020.
NASCIMENTO, Bruna Dias; VASCONCELOS, Vivian C. P.; GONÇALVES, Michelle Carreirão. Esporte, educação física e educação infantil: estabelecendo novos diálogos. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1, 2009
PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. DE ROSE, D. et al. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, p. 73-83, 2009.
ROFATTO, Edvaldo Aparecido. A Brincadeira e os Jogos: Aportes para a Construção do Conhecimento. Revista de Educação, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 93-103, 2005. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2216>. Acesso em: 30 jan. 2019.
SAYÃO, Deborah Thomé. Educação Física na Pré-escola: da especialização disciplinar à possibilidade de trabalho pedagógico integrado. 1996. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - S, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/76490/105591.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 31 jan. 2019.
SILVA, Eduardo Jorge Souza da. A Educação Física Como Componente Curricular Na Educação Infantil: Elementos Para Uma Proposta De Ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 127-142, mai. 2005. Disponível em:<http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/164/173>. Acesso em: 31 jan. 2019.
SOUZA, A. S. DE; NERY, M. DE S.; SOUZA, S. A. N.; AZEVEDO, D. P. DE. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS LACUNAS PRESENTES EM SEU PERCURSO FORMATIVO E POSSÍVEIS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. Cenas Educacionais, v. 3, p. e9488, 2 nov. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Glêice Barreto Lessa, Uriel Vitor Santos Falcão , Amanda Santana de Souza , Marroney de Santana Nery , Denize Pereira de Azevêdo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.