A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a17928

Palavras-chave:

Educação Física,, Educação Infantil, Estágio Supervisionado

Resumo

O relato em questão trata de uma experiência de estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica – a Educação Infantil –, reforçando a importância da presença do professor de Educação Física nesse espaço. Durante as intervenções foram trabalhados, além de jogos e brincadeiras, os esportes. Sendo que o intuito principal foi o de promover uma aproximação do público infantil com diferentes modalidades esportivas e contribuir no desenvolvimento afetivo e cognitivo-motor das crianças. Pôde-se evidenciar que enquanto disciplina a Educação Física tem muito a acrescentar na formação integral do sujeito através do seu objeto de estudo, a cultura corporal, e que os estágios são um espaço de promoção da sistematização teórico-metodológica dos conhecimentos adquiridos na formação inicial ao traçarem uma ligação com o mundo do trabalho e diminuírem a distância entre escola e universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glêice Barreto Lessa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Uriel Vitor Santos Falcão , Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Graduando pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Amanda Santana de Souza , Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Graduada pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Marroney de Santana Nery , Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Graduando pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Denize Pereira de Azevêdo , Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Referências

ANTUNES, Alfredo Cesar. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, São Paulo, v. 10, n. 10, p. 141-149, 2007. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2147/2044>. Acesso em: 30 jan. 2019.

BACCON, Ana Lúcia Pereira; ARRUDA, Sergio de Mello. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a01>. Acesso em: 30 jan. 2019.

BARBOSA, Crerley Tavares. A importância dos brinquedos cantados e práticas corporais na educação infantil. 2012. 57 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema – AL, 2012. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/5410>. Acesso em: 30 jan. 2019.

BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 3, p. 1-12, out. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2730353>. Acesso em: 31 jan. 2019.

CARVALHO, Ana Carla Dias; PINHEIRO, Maria do Carmo Morales; PAULA, Maristela Vicente de. O Estágio na Formação Docente em Educação Física: Problematização Inicial. Cadernos de Formação RBCE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9-19, jul. 2011.Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1253/648>. Acesso em: 31 jan. 2019.

CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educ. Rev., Curitiba, n. 34, p. 241-250, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2019.

FARIAS, ÁLVARO L. P. DE; MAIA, D. F.; OLIVEIRA, M. A. T. DE. LÚDICO E A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Cenas Educacionais, v. 2, n. 2, p. 25-41, 31 dez. 2019.

FLORES, F. F.; SILVA, C. S.; SANTOS, L. A. DOS; SOUZA, L. H. R. A EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAPS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO EM GUANAMBI - BA. Cenas Educacionais, v. 2, n. 1, p. 169-185, 30 jun. 2019.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Ed. 2000.

LACERDA, Andreza Calhau; SOUZA, Marisa Gonçalves de. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. Uberaba: Revista Encontro de Pesquisa em Educação, 2013. p. 20-29. Disponível em: <http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/826/944>. Acesso em: 3 fev. 2019.

MAIA, D. F.; FARIAS, ÁLVARO L. P. DE; OLIVEIRA, M. A. T. DE. JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Cenas Educacionais, v. 3, p. e8623, 17 maio 2020.

NASCIMENTO, Bruna Dias; VASCONCELOS, Vivian C. P.; GONÇALVES, Michelle Carreirão. Esporte, educação física e educação infantil: estabelecendo novos diálogos. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1, 2009

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. DE ROSE, D. et al. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, p. 73-83, 2009.

ROFATTO, Edvaldo Aparecido. A Brincadeira e os Jogos: Aportes para a Construção do Conhecimento. Revista de Educação, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 93-103, 2005. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2216>. Acesso em: 30 jan. 2019.

SAYÃO, Deborah Thomé. Educação Física na Pré-escola: da especialização disciplinar à possibilidade de trabalho pedagógico integrado. 1996. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - S, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/76490/105591.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 31 jan. 2019.

SILVA, Eduardo Jorge Souza da. A Educação Física Como Componente Curricular Na Educação Infantil: Elementos Para Uma Proposta De Ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 127-142, mai. 2005. Disponível em:<http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/164/173>. Acesso em: 31 jan. 2019.

SOUZA, A. S. DE; NERY, M. DE S.; SOUZA, S. A. N.; AZEVEDO, D. P. DE. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS LACUNAS PRESENTES EM SEU PERCURSO FORMATIVO E POSSÍVEIS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. Cenas Educacionais, v. 3, p. e9488, 2 nov. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

BARRETO LESSA, G.; SANTOS FALCÃO , U. V.; SANTANA DE SOUZA , A.; DE SANTANA NERY , M.; PEREIRA DE AZEVÊDO , D. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e17928, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a17928. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/17928. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência