DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES ACERCA DO RACISMO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO PRODUTIVO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15348

Palavras-chave:

Racismo religioso, Direitos humanos, Educação, Interculturalidade, Bahia

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a construção da legislação sobre a questão religiosa no âmbito da educação, num contexto de promoção à interculturalidade e respeito aos Direitos Humanos no Território de Identidade Sertão Produtivo/BA. Trata-se de pesquisa bibliográfica que teve como fontes de evidências a atual legislação sobre educação no Brasil, na Bahia e em municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo/BA com mais de 50 mil habitantes. Os resultados demonstram que, apesar da legislação brasileira e do estado da Bahia preverem o conteúdo obrigatório, nas escolas de ensino básico, de História da África e da Cultura Afro-Brasileira como forma de incentivar o respeito à diferentes culturas e de combate ao racismo, no contexto dos municípios pouca atenção foi dada ao tema da Cultura Afro-Brasileira, incluindo a questão da religiosidade, nos Planos Municipais de Educação.

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Biografia do Autor

Leane de Magalhães Silva, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Especialista em Leitura, Memória e Formação Docente pela Universidade do Estado da Bahia.

Sandra Heloísa Teixeira Reis, Coordenadora da Superintendência de Ensino e Apoio Pedagógico - Secretaria Municipal de Educação - Guanambi - BA

Especialista em Produção de texto pela Faculdade Promove de Janaúba - FPJ.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

SILVA, L. de M. .; REIS, S. H. T. . DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES ACERCA DO RACISMO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO PRODUTIVO DA BAHIA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15348, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15348. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15348. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS