DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15250

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Desigualdades sociais, Acesso e permanência escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e refletir sobre os direitos a educação de crianças e adolescentes em uma sociedade que não reconhece as desigualdades sociais e a educação. A metodologia está vinculada a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Dessa forma, o diálogo se fez com a contribuição dos seguintes teóricos:  Filipe at al. (2021); Candau (2008, 2011, 2021); Ferreira et al. (2021); Freire (2014), Santos (2002), Santos (2013), Tonet (2005), Arroyo (2015); dentre outros. Os resultados mostraram que o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentaram motivados pelas desigualdades sociais reforçadas pelo capitalismo e pela pandemia do Coronavírus, pela intolerância às diversidades e desprezo às diferenças. Foi detectado que documentos norteadores curriculares rejeitam a emancipação do sujeito e que a comunidade escolar precisa fazer parte do processo educacional.

 

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Biografia do Autor

Angelica Gimenes Naranjos, Professora de educação infantil na rede municipal de Serrinha, atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica.

Especialização em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Graduação em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

NARANJOS, A. G. DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15250, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15250. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15250. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS