A LEITURA NA EJA: AÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a12321

Palavras-chave:

Leitura, Educação de Jovens e Adultos, Compreensão leitora

Resumo

O alcance da compreensão leitora abre caminhos para o mundo do conhecimento, da informação e do entretenimento. A cadência na leitura potencializa o aprendizado de conteúdos curriculares das disciplinas oferecidas nos mais diversos níveis de ensino. Para jovens e adultos, que não completaram seus estudos na época ideal, a leitura se torna um imperativo para melhorar seu desempenho geral, principalmente na educação escolar. Assim, este estudo, de caráter bibliográfico, objetiva realizar uma abordagem sobre as práticas de leitura tradicional e as práticas de leitura sociointeracionista, adequando-as ao EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBSON ALDRIN LIMA MATTOS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Brasil.

Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP, Brasil.

Elzana Kátia Lima Mattos Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil.

Doutorado em Línguas e Culturas pela Universidade de Extremadura - UEX, Espanha.

Cláudia Madalena Feistauer, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Brasil.

Doutorado em Letras pela PUCRS, Brasil.

Referências

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Política de EJA da Rede Estadual. EJA Educação de Jovens e Adultos – Aprendizagem ao longo da vida. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010.

BRASIL. Lei nº 9394, de 2018. Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

BRASIL. Resolução CNE/CEB n°1, de 05 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em:. Acesso em: 12 jun. 2021.

CHARTIER, A. M. L’École et lalectureobligatoire: histoire et paradoxesdes pratiques d’enseignement de La lecture. Paris: Retz, 2007.

DOLZ, J; SCHENEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004

FEISTAUER, C. M. Um letramento especial: o da Síndrome de Down. In: FERREGUET et al. (org.).Literatura e lingüística: saberes além das fronteiras. Salvador, BA: Eduneb, 2016.

FISCHER, S. R. História da leitura. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2011.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002. p. 19-36.

REVISTA NOVA ESCOLA. Prática de leitura. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pratica-leitura-eja-repertorio-literario-511982.shtml. Acesso: 05 nov. 2017.

RIBEIRO, W. da S. Práticas de leitura no mundo ocidental.Revista Ágora: Salgueiro, PE, v. 3, n. 1, p. 34-46, nov. 2008. 34

ROJO, R. Letramentos digitais – a leitura como réplica ativa. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 46, n. 1, p. 63-78, Jan./Jun. 2007.

SANTOS-THÉO, Irismar Oliveira. O ato de ler. Revista de educação CEAP – Ano 11 – nº 41 – Salvador, jun/2003.

SILVA, A. da; BARBOSA, M. L. F.; COUTINHO, M. de L. Quando os alunos ainda não sabem ler...algumas reflexões sobre a leitura na alfabetização de jovens e adultos. In: ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. Alfabetização de Adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOL, M. Sequência didática. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/345173/2/images/5/interdisciplinaridade+Conhecimentos+pr%C3%A9vios.jpg. Acesso: 05 nov. 2017.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schililing. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

TFOUNI, L. V. (org.). Letramento, escrita eleitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Jovens e Adultos in Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea (1996 – 2004). Brasília: UNESCO, MEC. 2004.

VÓVIO, C. L. Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. REVEJ@: Revista de Educação de Jovens e Adultos, Minas Gerais, v. 1, n. 0, p. 85-96, ago. 2007.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

MATTOS, R. A. L.; FERREIRA, E. K. L. M. .; FEISTAUER, C. M. . A LEITURA NA EJA: AÇÕES E REFLEXÕES . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e12321, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a12321. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12321. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)