IGREJA E UNIVERSIDADE: ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO SABER HUMANO

Palavras-chave: Igreja e Universidade, Teologia, Leigos, Saber humano

Resumo

A formação intelectual vem sendo uma exigência cada vez maior na sociedade contemporânea, em face da necessidade das pessoas em aprofundar conhecimentos. O caráter formativo no interior da Igreja Católica estabeleceu-se no decorrer dos séculos, como instrumentos da cultura, para aprofundar seu constructo salvífico. Nesse sentido, a Igreja influenciou a criação de instituições escolares, eclesiais ou não, dentre as quais, a Universidade. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre os entrelaçamentos na história entre as Instituições - Igreja e Universidade e a parceria entre a Escola de Teologia para Leigos – ETEL da Diocese de Ilhéus, Bahia e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Nessa perspectiva, será discutida as influências exercidas pela Igreja na concepção da Universidade e as tensões entre o saber científico e a religião no desenvolvimento histórico das duas instituições, bem como as transformações ocorridas diante do imperativo de promover maior democratização no acesso ao conhecimento, formal ou não. De singular importância foi o Concílio Vaticano II, que promoveu mudanças na compreensão da Igreja, sobre a participação dos leigos na comunidade eclesial e o favorecimento à criação de escolas formativas para esse público. Foi nesse contexto que nasceu a ETEL, da Diocese de Ilhéus que, após 30 anos de atuação, firmou UNEB, para desenvolver projetos de curso propedêutico de Teologia para os leigos, no formato de extensão universitária, que vem sendo avaliado, positivamente, pelas instituições e pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião Conceição de Souza Borges, Mestrando pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro

Presbítero da Diocese de Ilhéus. Mestrando em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, agregado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, Docente na Faculdade Madre Thais

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora aposentada pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

ALVES, Isabel Cristina Lima Dias; ASSIS, Otávio de Jesus. O DCHT Campus XXI (Ipiaú) e a Diocese de Ilhéus: Estabelecendo Parceria projeto de Extensão em Teologia. In: BORGES, Damião de Souza; SILVA, Sandra Célia Coelho da (Orgs.). Pensar e Construir: Experiências e Vivências. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

CELAM. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (13-31 de maio de 2007). Edições da CNBB, Paulinas e Paulus, 2007.

CNBB. Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da Terra e Luz do

Mundo (Mt 5, 13-14). Brasília: Edições CNBB, 2016. Documentos da CNBB, 105.

DAP. Documento de Aparecida. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do

Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas, 2007.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA- DO, 20 de novembro de 2018, Ano CIII, n. 22.543. Disponível em: http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/. Acesso em: 11 abr./ 2020.

DSI. Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 527. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html. Acesso em: 11 nov./ 2020.

JOÃO PAULO II. Papa. Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, 15 de Agosto de 1990, n. 1. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_constitutions/documents/hf_jp-ii_apc_15081990_ex-corde-ecclesiae.html. Acesso em: 11 jan./ 2021.

LAGHI, Pio Card.; PIRONIO, Eduardo Card; POUPARD, Paul Card. Presença da Igreja na Universidade e na cultura universitária. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/cultr/documents/rc_pc_cultr_doc_22051994_presence_po.html.

Acesso em: 12 nov./ 2020.

MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Universidade e Região: Territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10615/1/Midlej%20M.pdf. Acesso em: 11 jan./ 2021.

PAIVA, Jane; MACHADO, Maria Margarida; IRELAND, Timothy (ORGS.). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996 – 2004. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume1_eja_uma_memoria_contemporanea_1996_2004.pdf. Acesso: 16 nov./ 2020.

PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, set./dez. 2006

Publicado
2021-01-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • PDF downloads: 14
Como Citar
BORGES, D. C. DE S.; MIDLEJ, M. M. B. C. IGREJA E UNIVERSIDADE: ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO SABER HUMANO. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, p. e10732, 29 jan. 2021.
Seção
Artigos (FLUXO CONTíNUO)