IGREJA E UNIVERSIDADE: ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO SABER HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10732Palavras-chave:
Igreja e Universidade, Teologia, Leigos, Saber humanoResumo
A formação intelectual vem sendo uma exigência cada vez maior na sociedade contemporânea, em face da necessidade das pessoas em aprofundar conhecimentos. O caráter formativo no interior da Igreja Católica estabeleceu-se no decorrer dos séculos, como instrumentos da cultura, para aprofundar seu constructo salvífico. Nesse sentido, a Igreja influenciou a criação de instituições escolares, eclesiais ou não, dentre as quais, a Universidade. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre os entrelaçamentos na história entre as Instituições - Igreja e Universidade e a parceria entre a Escola de Teologia para Leigos – ETEL da Diocese de Ilhéus, Bahia e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Nessa perspectiva, será discutida as influências exercidas pela Igreja na concepção da Universidade e as tensões entre o saber científico e a religião no desenvolvimento histórico das duas instituições, bem como as transformações ocorridas diante do imperativo de promover maior democratização no acesso ao conhecimento, formal ou não. De singular importância foi o Concílio Vaticano II, que promoveu mudanças na compreensão da Igreja, sobre a participação dos leigos na comunidade eclesial e o favorecimento à criação de escolas formativas para esse público. Foi nesse contexto que nasceu a ETEL, da Diocese de Ilhéus que, após 30 anos de atuação, firmou UNEB, para desenvolver projetos de curso propedêutico de Teologia para os leigos, no formato de extensão universitária, que vem sendo avaliado, positivamente, pelas instituições e pela sociedade.
Downloads
Referências
ALVES, Isabel Cristina Lima Dias; ASSIS, Otávio de Jesus. O DCHT Campus XXI (Ipiaú) e a Diocese de Ilhéus: Estabelecendo Parceria projeto de Extensão em Teologia. In: BORGES, Damião de Souza; SILVA, Sandra Célia Coelho da (Orgs.). Pensar e Construir: Experiências e Vivências. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
CELAM. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (13-31 de maio de 2007). Edições da CNBB, Paulinas e Paulus, 2007.
CNBB. Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da Terra e Luz do
Mundo (Mt 5, 13-14). Brasília: Edições CNBB, 2016. Documentos da CNBB, 105.
DAP. Documento de Aparecida. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do
Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas, 2007.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA- DO, 20 de novembro de 2018, Ano CIII, n. 22.543. Disponível em: http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/. Acesso em: 11 abr./ 2020.
DSI. Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 527. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html. Acesso em: 11 nov./ 2020.
JOÃO PAULO II. Papa. Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, 15 de Agosto de 1990, n. 1. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_constitutions/documents/hf_jp-ii_apc_15081990_ex-corde-ecclesiae.html. Acesso em: 11 jan./ 2021.
LAGHI, Pio Card.; PIRONIO, Eduardo Card; POUPARD, Paul Card. Presença da Igreja na Universidade e na cultura universitária. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/cultr/documents/rc_pc_cultr_doc_22051994_presence_po.html.
Acesso em: 12 nov./ 2020.
MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Universidade e Região: Territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10615/1/Midlej%20M.pdf. Acesso em: 11 jan./ 2021.
PAIVA, Jane; MACHADO, Maria Margarida; IRELAND, Timothy (ORGS.). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996 – 2004. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume1_eja_uma_memoria_contemporanea_1996_2004.pdf. Acesso: 16 nov./ 2020.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, set./dez. 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.