O CONTRIBUTO DO GRUPO OVIMBUNDU NA EDUCAÇÃO DOS MEMBROS NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL

Auteurs-es

  • JOÃO DOMINGOS NGOMA Universidade de Luanda (Angola).

Résumé

O presente artigo tem como objetivo discutir algumas questões preliminares sobre a contribuição dos Ovimbundu na educação dos homens e mulheres pertencentes ao grupo referido, no contexto sociocultural contemporâneo. Os Ovimbundu educam seus membros nas escolas “ditas tradicionais”, nomeadas como epata, onjango, ekwenje e ocitunga cokukwela.  No âmbito do espaço, este povo vive nas províncias de Wambu, Mbaka e Viye, em Angola. A transmissão de tradições orais é típica neste processo de ensino, aprendizagem e educação. Para este trabalho foram utilizados documentos específicos, que tratam da temática em questão, além de revisão bibliográfica específica sobre o tema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

JOÃO DOMINGOS NGOMA, Universidade de Luanda (Angola).

Docente na Faculdade de Artes da Universidade de Luanda. Mestre em Ensino de História de Angola, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda – Angola.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-28