Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Área: Interdisciplinar.
Recebemos artigos e resenhas das áreas de humanidades, especialmente, uma vez que a orientação do curso ao qual a revista está vinculada é a interdisciplinar. Salientamos que o periódico segue rigorosamente o foco temático “Estudos africanos e representações da África”.
Os trabalhos devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, levando-se em conta a ortografia oficial vigente e as regras para a indicação bibliográfica, conforme normas da ABNT em vigor. É altamente recomendável que o artigo seja submetido a uma revisão técnica (com respeito às normas de apresentação de originais da ABNT) antes da submissão ao Conselho Editorial.
- Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.
- Em nota de rodapé imediatamente após o nome do autor devem constar os dados completos do autor (nome completo, ou nome social, filiação institucional, titulação acadêmica, e e-mail para correspondência). O autor deve também declarar que o texto submetido é 100% inédito e não se encontra em processo de julgamento em nenhum outro periódico ou coletânea.
- Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em rodapé e no fim do texto em: agradecimentos.
- 4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.
- Os artigos terão a extensão de 14 a 25 páginas, em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de cinco linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo de no máximo um mil caracteres e de 3 a cinco palavras-chave. Os resumos deverão ser acompanhados de uma tradução em inglês, ou nas línguas aceitas para publicação por esta revista (inglês, espanhol ou francês).
- 6. As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados até cinco anos anteriores a data da submissão à revista. Para livros estrangeiros admite-se que tenham sido publicados nos últimos dez anos.
- As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada no corpo do artigo: (AUTOR, ano, p. número).
- As notas devem ser colocadas sempre em rodapé.
EXEMPLOS PARA AS REFERÊNCIAS
Livro:
LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: Novas Interpretações. Recife: Editora Bagaço, 2018.
CALHEIRO, Ineildes. As mulheres Árbitras de futebol: tecnologias de gênero e Divisão Sexual do trabalho. 1. Düsseldorf/ (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2017.
Capítulo ou parte de livro:
MAIA, Cinthia Nolácio de ALMEIDA. Formação e Práticas docentes no ensino das histórias culturas africanas e afrobrasileiras: algumas reflexões sobre a lei 10.639/2003. In: FERREIRA, Lucia Gracia; FERRAZ, Rita de Cassia Souza Nascimento. (Orgs.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014, p. 17-33.
Artigo em periódico:
FONSECA, Danilo Ferreira da. O genocídio de Ruanda e administração pública: o caso do burgomestre Juvenal Kajelijeli. África(s), Vol. 5, N. 10, p. 66-80, 2018.
REZENDE, Rodrigo Castro. Mito e crioulização: o caso da expansão islâmica entre os soninquês. Cadernos de África Contemporânea, Vol. 2, N. 4, p. 6-32, 2019
DISSERTAÇÃO:
PINHO, Jose Ricardo Moreno. Escravos quilombolas ou meeiros - escraviodão e cultura política no médio São Francisco (1830 – 1888). Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.
TESE:
NDIAYE, Detoubab. A consolidação e processo da democratização na Afríca Ocidental. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – UFBA, Salvador, 2009.
MONOGRAFIA:
SANTOS, Rita de Cássia Nascimento dos. Cultura em Les Contes d'Amadou Koumba. Monografia. (Especialização em Estudos Africanos e Representações da África). Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África, UNEB, Departamento de Educação, campus II, Alagoinhas, 2018
TCC:
MATOS, José Fernando de. O processo de desenvolvimento em Angola: causas e consequências no período pós-colonial (2002 – 2018). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, 2019.
AFONSO, Euclides Victorino Silva. Da bancada à cantina ao modo Mamadu: Experiências de comércio nas zonas de Luanda. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, 2019.
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO:
SANTOS, Cristiane Batista da Silva; BISPO, Daniana Oliveira. Identidade negra no ensino e aprendizagem de história local e regional nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN. Natal, ENALIC, 2014, p. 10-15. Disponível em: http://enalic2014.com.br/anais/anexos/1247.pdf
Os originais devem ser submetidos pelo endereço:
https://www.revistas.uneb.br/index.php/dadosdeafricas
Após um breve cadastro seguir os passos para submissão de texto.
Resenhas
Apenas resenhas de livros com no máximo dez anos, redigidas por autores e autoras que se comprometam a respeitar as regras expostas nesta seção.
As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados até cinco anos anteriores a data da submissão à revista. Para livros estrangeiros admite-se que tenham sido publicados nos últimos dez anos.
A seção Resenhas está aberta á publicação de revisão crítica de uma publicação técnica ou científica recente ou relevante aos debates contemporâneos do campo, entrevistas (com cientistas e pesquisadores renomados); estudos bibliográficos (análise crítica e abrangente da literatura sobre tema definido) e análises críticas.
Entrevistas
Entrevistas com personalidades da história da África e estudos africanos.
Declaração de Direito Autoral
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista Dado(s) de África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.