Notícias

A revista Dados de África (s), periódico semestral, criado pelos estudantes/discentes do Programa de Pós Graduação lato sensu em Estudos Africanos e Representações da África (DEDC II), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. - Tem o prazer de convidar pesquisadores/as a submeter artigos científicos originais para contribuir para o dossiê: “Revisitar o colonial a partir do olhar distanciado: novas representações e interpretações”.

Organizadores: Núbia Aguilar (USP) e Yuri Manuel Francisco Agostinho (UFPE).

O continente africano já atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas. Com a aceleração do tempo o passado colonial é tingindo por novos vernizes, sujeito a diferentes interpretações. A marca das independências inscreve novos olhares que permitiram avançar em sentido a outras narrativas e sujeitos históricos. Mas, como relata Jörn Rüssen é no presente que se cria a necessidade de conhecer o passado, e hoje vemos cada vez mais a necessidade de conhecer a História da África abrangendo perspectivas que rompam com a criação de representações unilatereis, feitas de fora para dentro do continente.É preciso sair da “torre de marfim” que aprisiona narrativas sobre as pluralidades. O projeto colonial, como instituição, deixou marcas que se fazem presentes na hodiernidade, interferindo desta forma no entendimento do continente como espaço, que foi forjado a partir de dinâmicas internas e externas.

As múltiplas experiências do período colonial em África vêm conquistando seus espaços em diversas pesquisas. Com diferentes olhares, abordagens e objetos a escrita da História da África ganha, passo a passo, importantes reflexões.  Transversal a este movimento, o presente dossiê busca reunir trabalhos que se flexionam sobre a África Austral, tendo por recorte temporal o período colonial. Discussões que visam contribuir para a compreensão de dinâmicas sociais, econômicas e políticas, indo ao encontro de revisões, novos objetos e narrativas, encontrarão aqui lugar profícuo para o diálogo.O objetivo geral é continuar concedendo espaços para pesquisas que visam estudar a história do continente africano, dialogando com narrativas e fontes pouco visitadas ou aquecendo debates que já se encontram em terrenos sólidos.

As contribuições devem ser enviadas até adata limite de Submissão: 30 de Novembro de 2021, para os endereços eletrônicos: nubiaaguilar@gmail.com e/ou yanessanguifada@gmail.com os trabalhos deverão estar dispostos nas normas da revista, e que podem ser encontradas no portal: https://revistas.uneb.br/index.php/dadosdeafricas/about/submissions#authorGuidelines - nas diretrizes para autores.