v. 9 n. 2 (2020): Políticas da Vida

Capa Comsertões edição especial

Educação pela Vida

 

 

São tempos vividos em intensidade. A Educação atravessa o tenebroso momento. E atravessa. Encontra caminhos, tem seus agentes ansiosos e amedrontados, mas realizando suas construções em meio ao caos: pandemia, desgoverno, fake news. Soluções encontradas na arte, na corporeidade, nas redes sociais, nas plataformas digitais. A Educação Pública, esse triunfo histórico da humanidade, produto de lutas políticas de outros tempos, tão agonísticos como esse, encontra novos rumos, “arranja-se com o que tem”. Mãos que digitam frenéticas, interfaces que se desdobram na cultura digital, corpos através de telas, vigorando falas de lucidez e fraternidade. Eis a tônica de edição especial da Revista Comsertões: Políticas da Vida na era da necropolítica. Sonhos de emancipação resistem, e insistem em vicejar, a despeito de todo um cenário de demolição e catástrofe. Impossível não falar da pandemia: enquanto essas linhas são escritas, ecoam as notícias de 190 mil mortes em nosso país. Um número maior que muitas guerras que nos precederam, e, por trás desses números, famílias desconsoladas, entes vitimados, amigos partindo. Um momento de pesar que pede recolhimento,e não apenas o uso de máscaras e álcool em gel. E com quantas máscaras haveremos de lidar em nosso encontro súbito conosco, na solidão do nosso confinamento?A poesia, a música, a artisticidade têm sido alguns de nossos refúgios, conforme alguns dos textos aqui publicados. Do outro lado, convivemos com informações desencontradas, fragmentos de distopias, aposta na ciência/ descrença da ciência, acordos escusos, desvios de verbas, figuras públicas em absoluta confusão mental. A razão cínica imperando entre os dirigentes, um ministro da Saúde sem credenciais, um presidente em surto egóico. 

“E no entanto, é preciso cantar/ mais que nunca, é preciso cantar”. Assim diz a música de Vinícius de Moraes. Assim, essa edição assume o seu canto, a sua condição de registrar momentos inspiradores de resiliência: os professores, estudantes, agentes da Educação Pública, enfrentam os desafios e continuam sustentando suas ações em cenários imprevistos, sem saber em que resultarão esses esforços. A edição registra esperança e criatividade social, registra alternativas, tentativas, experiências, e essas não devem ser desperdiçadas.... suas lições são inscritas no fogo desse tempo, de perplexidades, opacidades e transparências. Os textos aqui reunidos cumprem esse propósito: trazer luz para as sombras, enfrentar os medos da caverna. Um olhar para dentro. E as máscaras continuam a cair. O riso cínico de muitos não sufoca o sorriso que se esconde por trás da prudência.  Enquanto a ansiada vacina não chega, é preciso nos precaver, vacinar nossas consciências com a Educação: o ritmo acelerado de aprendizagens múltiplas não haverá de ser em vão. E a tessitura de cuidados permanecerá alimentando as esperanças da travessia. Este editor também participa de seu quinhão, através das práticas de yoga ensinadas através das plataformas digitais. Embora o Yogamundi, projeto de extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB, não participe dessa edição enquanto relato, participa ocultamente de sua feitura: convida a ampliar a respiração, segurar o fôlego, expandir as possibilidades de sobrevivência. Sigamos, pois, respirando o suor dessas páginas e encontrando nelas, nossas chances de emancipação renovadas.

 

João José de Santana Borges (editor)

 

 

 

Publicado: 2020-12-27

Edição completa

EDITORIAL

  • Editorial Educação pela Vida

    João José Borges
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.10405

Artigos

  • Tome tento, Coronavírus! Um projeto de combate a desinformação e a fake News

    teresa leonel, Edonilce BARROS
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.10334
  • Agência Multiciência e TV Cemas: a produção de conteúdo educomunicativo para prevenção e enfrentamento à Covid-19.

    Manuela Pereira de Almeida, Andréa Cristiana Santos
    14-26
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.9717
  • A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) de Juazeiro (BA) em face ao Covid-19 atividades virtuais e conservação dos laços sociais

    Iva Lima, Waltenice Carvalho
    27-35
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.10272
  • PROCESSOS CRIATIVOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Lucas Bispo de Oliveira Santos, André Luiz Correia da Cruz, Patrícia dos Santos Miranda
    36-53
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.9667
  • UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE GAMES EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA E LÚDICA ATRELADA À QUÍMICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    maria leticia gomes vieira, Danielle Juliana Silva Martins
    54-64
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.9649
  • O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS NAS APRENDIZAGENS

    Edilane Carvalho Teles, Adriana Campana, Suéller Costa, Fabiana Nascimento
    72-90
    DOI: https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.10091

Entrevista