PROCESSOS CRIATIVOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.9667

Resumo

Esse trabalho propõe uma reflexão das narrativas de três pesquisadores que relatam sobre os seus processos criativos no período do distanciamento social causado pela Covid-19. O objetivo foi perceber os processos de subjetividade que podem impactar na elaboração da pesquisa acadêmica no período da pandemia. De modo a identificar as práticas, as experiências e a construção do sujeito – pesquisador. Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa a partir da relação entre as entrevistas narrativas do método (auto)biográfico e o referencial teórico. Evidenciamos por meio desse estudo que a construção de uma subjetividade perpassa pela influência do meio social em um tempo de lutas e de incertezas no contexto político. Nos processos de investigação acadêmica, o sujeito-pesquisador é atravessado por uma subjetividade nas suas produções e se vê desafiado a utilizar de sua criatividade para o fazer científico. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam-se: o reconhecimento de técnicas de resistência do sujeito, o ato de narrar como ponto de encontro da sua transformação e a produção de si e dos processos criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Correia da Cruz, Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia

Especialista em Gestão do Trabalho e Educação Permanente na Saúde, pela Escola Estadual da Saúde Pública (2011). É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2019) . Atualmente é Coordenador de Educação Permanente da Prefeitura Municipal de Dias D'Ávila, Coordenador dos Programas de Estágio Curricular, Voluntariado e referência do Programa Saúde na Escola - PSE.

Patrícia dos Santos Miranda, Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia

Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Comunicação Social- Habilitação em Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha (2007) e em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia- UNEB (2013). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salvador. Professora da Educação Básica (atualmente da Educação Infantil). Membro do Grupo de Pesquisa, CNPQ, Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP).

Downloads

Publicado

2020-12-23