Agência Multiciência e TV Cemas:

a produção de conteúdo educomunicativo para prevenção e enfrentamento à Covid-19.

Autores

  • Manuela Pereira de Almeida Departamento de Ciências Humanas III - Universidade do Estado da Bahia
  • Andréa Cristiana Santos Departamento de Ciências Humanas - campus III/Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v9i2.9717

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão Prevenção e Saúde: Multiciência e Cemas juntos no combate a COVID-19 e desta forma contribuir para disseminação do conhecimento sobre as atividades acadêmicas, sobretudo extensionistas e sua relevância para universidade e comunidade. O projeto de extensão executado entre os meses de junho e agosto de 2020 produziu 12 programas de audiovisual com cunho educativo, cujo conteúdo tratava de temas relacionados à prevenção e saúde no contexto de pandemia. Como aporte teórico e metodológico estão as contribuições de Soares (2011;2014) e Citelli (2011), sobre ecossistemas comunicativos, já que o projeto teve como norte os princípios da educomunicação. Além destes autores, Epstein (2002) e Bueno (2014) nos ajuda a compreensão sobre a produção jornalística a respeito do tema ciência e saúde, e as rotinas de produção jornalística. Verificou-se a relevância de disseminar informações cientificas como estratégia para combater o coronavírus e reforçar os vínculos com a comunidade escolar (professores, alunos e pais).

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Biografia do Autor

Andréa Cristiana Santos, Departamento de Ciências Humanas - campus III/Universidade do Estado da Bahia

Andréa Cristiana Santos, Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta no curso de Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciências Humanas – campus III da Universidade do Estado da Bahia (DCH III/UNEB).

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Publicado

2020-12-23