A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE BAIXA GRANDE DO MUNÍCIPIO DE MURITIBA-BA

Autores

  • Flávia da Silva Alves
  • José Conceição Silva Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.80-98

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a construção da identidade quilombola em uma escola da comunidade Baixa Grande do Município de Muritiba - BA e como objetivos específicos investigar como originou a comunidade Baixa Grande-Muritiba/BA e dentro dela a escola em questão e identificar como é construída a base curricular e identitária da referida escola quilombola. O estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa, formato de pesquisa descritiva, compondo-se de uma pesquisa de campo. Os resultados apresentados demonstram que tal modalidade de educação vem, aos poucos, dando maior visibilidade à referida comunidade quilombola, rompendo com os paradigmas e estereótipos existentes em relação à temática, inclusive nos ambientes acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia da Silva Alves

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Maria Milza (FAMAM)

José Conceição Silva Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Downloads

Publicado

2020-04-28

Como Citar

DA SILVA ALVES, F.; CONCEIÇÃO SILVA ARAUJO, J. A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE BAIXA GRANDE DO MUNÍCIPIO DE MURITIBA-BA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 5, 2020. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.80-98. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/8046. Acesso em: 22 dez. 2024.