A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE BAIXA GRANDE DO MUNÍCIPIO DE MURITIBA-BA

Autores/as

  • Flávia da Silva Alves
  • José Conceição Silva Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.80-98

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a construção da identidade quilombola em uma escola da comunidade Baixa Grande do Município de Muritiba - BA e como objetivos específicos investigar como originou a comunidade Baixa Grande-Muritiba/BA e dentro dela a escola em questão e identificar como é construída a base curricular e identitária da referida escola quilombola. O estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa, formato de pesquisa descritiva, compondo-se de uma pesquisa de campo. Os resultados apresentados demonstram que tal modalidade de educação vem, aos poucos, dando maior visibilidade à referida comunidade quilombola, rompendo com os paradigmas e estereótipos existentes em relação à temática, inclusive nos ambientes acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia da Silva Alves

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Maria Milza (FAMAM)

José Conceição Silva Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Publicado

2020-04-28

Cómo citar

DA SILVA ALVES, F.; CONCEIÇÃO SILVA ARAUJO, J. A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE BAIXA GRANDE DO MUNÍCIPIO DE MURITIBA-BA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 5, 2020. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.80-98. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/8046. Acesso em: 17 jul. 2024.