Análise de redes para a modelagem da geração e difusão do conhecimento

Autores

  • Damião Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS
  • José Karam Filho Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC
  • Antonio Carlos dos Santos Souza Instituição- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol6.n11.a20320

Palavras-chave:

Redes, Modelagem, Conhecimento

Resumo

Os artigos incluídos nesta seleção assinalam que a análise de redes tem se consolidado como uma estratégia metodológica na pesquisa científica em diversas áreas, permitindo identificar padrões, estruturas e dinâmicas em grandes conjuntos de dados. Esta coletânea tem o potencial de fomentar um aprofundamento sobre a aplicação da análise de redes com relação ao campo da modelagem computacional da geração e difusão do conhecimento, trazendo estudos interdisciplinares, incluindo as ciências humanas, sociais e exatas. Foram selecionados artigos que abordam diferentes aspectos da análise de redes, desde a sua aplicação na identificação de padrões e estruturas em grandes conjuntos de dados, até a sua utilização na visualização e modelagem de redes complexas. As discussões apresentaram os desafios e as limitações associadas ao uso de análise de redes na pesquisa científica, panoramas de produções e opções de modelagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS

Possui graduação em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008), mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2022). Atualmente é colaborador externo da Universidade Federal da Bahia e professor do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, redes de colaboração, modelagem computacional de conhecimento, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, automação de processos de negócio e tecnologia da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento social. Líder do grupo de pesquisa em Tecnologia, Educação e Gestão do Conhecimento e coordenador do MODOKLab - Laboratory of MOdelling and Diffusion Of Knowledge. Professor permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional de Gestão de Turismo - PPMTUR/IFS.

José Karam Filho, Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é pesquisador associado - Laboratório Nacional de Computação Científica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica computacional, fluidos não newtonianos, métodos estabilizados de elementos finitos, modelagem computacional e reologia sanguínea computacional. É Membro Emérito da Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engeeniring (ABCM) e membro fundador da Brazilian Society of Rheology (BSR)

Antonio Carlos dos Santos Souza, Instituição- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

 

Antonio Carlos dos Santos Souza é Doutor em Ciência da Computação pela UFBA/UEFS/Unifacs (2014), Mestre em Modelagem Computacional pela FVC (2006), Bacharel em Informática pela UCSAL (1998) e Técnico em Instrumentação Industrial pela Escola Técnica Federal da Bahia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Coordenador Geral (2019-2021), Coordenador Institucional (2019-2023) e Vice-Coordenador Institucional (2023-atual) do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/IFBA/UFBA/UNEB/LNCC/UEFS/Senai-Cimatec), Docente Permanente do Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP) e do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Pesquisa os seguintes temas: Inteligência Artificial, Visão Computacional, GPU (Graphics Processing Unit), Análise de Redes Sociais, Modelos Conexionistas, Tecnologia Social, Non-rigid registration of 3D surfaces, Simulação Monte Carlo Paralela em Radiologia e Radioterapia com Nanopartículas, Gestão em Saúde, Morfologia Humana, Iridologia, Biomedicina, Criptomoeda, Inovação Reversa, Sharing economy e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Tem experiência na área de Deep Learning, Deformação, Computação Massivamente Paralela, Realidade Aumentada, Jogos Digitais, Redes Neurais Artificias, SCORM (Shareable Content Object Reference Model), Informática na Saúde e Lei de Informática. Implanta modelos/normas DICOM(Digital Imaging and Communications in Medicine), PACS (Picture Archiving and Communication System), HIS, LIS, RIS (Radiology Information System) e HL7 (Health Level 7), atuando na Produção, Adoção e Maturidade Tecnológica em Saúde. Propôs a AADSP (Adaptive Approach for. Deployment of Software Process). É líder e pesquisador do Labrasoft / IFBA - Laboratório de Desenvolvimento de Software - e Ex-bolsista de Lei de Informática e EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - no Polo de Inovação Salvador - Saúde - em Sistemas e Produtos Biomédicos e Ex-Coordenador de Projeto de enfrentamento COVID-19 aprovado no CONIF. Certificado ITIL Foundation, PSM I e MCP.

Referências

.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

MELO, J. D.; KARAM FILHO, J.; DOS SANTOS SOUZA, A. C. Análise de redes para a modelagem da geração e difusão do conhecimento. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 4–7, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol6.n11.a20320. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/20320. Acesso em: 17 jul. 2024.