ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA IDEIA

Autores/as

  • Gilmar Vieira Freitas

Resumen

O presente artigo busca discutir a trajetória histórica das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), desde sua origem na década de 30. Estes Centros de Formação atendem especialmente a filhos de agricultores familiares, através da Pedagogia da Alternância e vêm cada vez mais sendo reconhecidos no cenário educacional da Educação do Campo. Implantadas desde 1969 no Brasil, as EFAs têm logrado a oportunidade de acesso à educação a adolescentes e jovens camponeses, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades. Utilizamos dados de pesquisa realizada entre 2013-2015, durante o curso de Mestrado em Educação do Campo, realizado na UFRB. A discussão evidencia uma construção histórica a partir de experiências concretas junto a agricultores familiares na França, Itália e Brasil, com destaque para o protagonismo da participação das famílias. Entretanto, há desafios fundantes para a continuidade das EFAs, principalmente pela ausência de financiamento seguro dessas escolas.

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Publicado

2018-12-28

Cómo citar

FREITAS, G. V. ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA IDEIA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 132–153, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5457. Acesso em: 22 dic. 2024.