ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA IDEIA
Abstract
O presente artigo busca discutir a trajetória histórica das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), desde sua origem na década de 30. Estes Centros de Formação atendem especialmente a filhos de agricultores familiares, através da Pedagogia da Alternância e vêm cada vez mais sendo reconhecidos no cenário educacional da Educação do Campo. Implantadas desde 1969 no Brasil, as EFAs têm logrado a oportunidade de acesso à educação a adolescentes e jovens camponeses, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades. Utilizamos dados de pesquisa realizada entre 2013-2015, durante o curso de Mestrado em Educação do Campo, realizado na UFRB. A discussão evidencia uma construção histórica a partir de experiências concretas junto a agricultores familiares na França, Itália e Brasil, com destaque para o protagonismo da participação das famílias. Entretanto, há desafios fundantes para a continuidade das EFAs, principalmente pela ausência de financiamento seguro dessas escolas.
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