FREIRE: MARXISTA OU MARXISIZANTE?
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16588Palabras clave:
Freire, Marx, Teoria da educação, Teoria social, RelaçõesResumen
O objetivo geral do artigo é provocar outras e novas perguntas acerca das relações (ou não) entre a teoria da educação de Paulo Freire e a teoria social de Karl Marx a partir do questionamento central que o intitula. Para contextualizar e fundamentar as discussões adotou-se como ponto de partida a realidade discursiva da cena política brasileira contemporânea. Foi utilizada a revisão de literatura à luz de uma abordagem qualitativa de pesquisa. O quadro teórico se sustenta nos objetos centrais das abordagens de cada teórico. A principal conclusão que se chega com o artigo é que há rupturas e continuidades entre as abordagens de Freire e Marx, o que revela uma simpatia do primeiro com os postulados do segundo, sendo exagerado e conflitante com a própria concepção de homem em Freire encerrá-lo em qualquer definição ortodoxa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daniel Cardoso Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.