EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.28Resumen
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de trazer reflexões dos desafios de se implementar a PHC como pensamento pedagógico orientador da proposta curricular do município de Bom Jesus da Lapa, Bahia, em especial nas escolas do campo, em meio ao contexto de ensino durante a pandemia da COVID-19. Traz alguns apontamentos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a sua origem e seus princípios e aborda a educação no campo como direito, ainda mais diante de um contexto de pandemia. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e como método, uma aproximação ao materialismo histórico dialético. Percebemos que o município têm filtrado as orientações sugeridas a nível estadual e federal e vem construindo as suas próprias estratégias que dialoguem com a realidade do seu alunado. Contudo revela-se desafiador a implementação da PHC num cenário de desigualdades sociais, em especial no campo, e diante o desafio do ensino não-presencial.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica. Educação no campo. Pandemia da Covid-19.
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