EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

  • Ana Carla Reis Chaves UNEB
  • Cleuma Pereira Oliveira Leite UNEB
  • Priscila Teixeira da Silva UNEB

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.28

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de trazer reflexões dos desafios de se implementar a PHC como pensamento pedagógico orientador da proposta curricular do município de Bom Jesus da Lapa, Bahia, em especial nas escolas do campo, em meio ao contexto de ensino durante a pandemia da COVID-19. Traz alguns apontamentos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a sua origem e seus princípios e aborda a educação no campo como direito, ainda mais diante de um contexto de pandemia. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e como método, uma aproximação ao materialismo histórico dialético. Percebemos que o município têm filtrado as orientações sugeridas a nível estadual e federal e vem construindo as suas próprias estratégias que dialoguem com a realidade do seu alunado. Contudo revela-se desafiador a implementação da PHC num cenário de desigualdades sociais, em especial no campo, e diante o desafio do ensino não-presencial.

 

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica. Educação no campo. Pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

Ana Carla Reis Chaves, UNEB

Graduanda de pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVII - Bom Jesus da Lapa.

Cleuma Pereira Oliveira Leite, UNEB

Graduanda de pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVII - Bom Jesus da
Lapa. Bacharela em serviço social da Universidade de Santo Amaro – Unisa – SP.

Priscila Teixeira da Silva, UNEB

Pedagoga, Mestra em Educação do Campo Drª em Educação e Contemporaneidade - Docente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVII - Bom Jesus da Lapa.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

Reis Chaves, A. C. ., Leite, C. P. O., & Teixeira da Silva, P. . (2022). EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(8), 28–51. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.28

Edição

Seção

Dossiê Temático