SITUAÇÃO-LIMITE E INÉDITO-VIÁVEL

PERCEPÇÕES E AÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA NO SISTEMA ON-LINE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.192

Palabras clave:

Professores (as) da EJA, Situação-limite, Inédito-viável

Resumen

O presente trabalho apresenta as motivações geradoras e o desenvolvimento de uma pesquisa em nível de doutorado, e ainda em fase de conclusão, que teve como sujeitos os (as) professores (as) atuantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos, via sistema on-line, antes e durante a pandemia da covid-19. Entre os objetivos atendidos, destaca-se a busca pelas percepções e ações correspondentes aos conceitos de situação-limite e inédito-viável. A pesquisa constitui-se por uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas individuais on-line. Como principais teóricos, a pesquisa contou com as reflexões trazidas por: Freire (2001, 2018), Triviños (1987) e Bardin (2011). Os resultados evidenciaram a realização de ações correspondentes aos conceitos de situação-limite e inédito-viável por parte dos sujeitos da pesquisa.

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Biografía del autor/a

Helga Valéria de Souza, Universidade de Brasília - UnB

Ma. Professora Secretaria de Educação do Distrito Federal – DF.

Carlos Lopes, Universidad de Brasília - UnB

Estatutário da Universidade de Brasília - UnB.

Publicado

2021-07-09

Cómo citar

SOUZA, H. V. de; LOPES, C. . SITUAÇÃO-LIMITE E INÉDITO-VIÁVEL: PERCEPÇÕES E AÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA NO SISTEMA ON-LINE. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 192–210, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.192. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11727. Acesso em: 22 dic. 2024.